O secretário de Estado de Segurança Pública, o coronel PM César Augusto Roveri, afirmou que dentre os eixos de investigação e combate ao crime organizado em Mato Grosso está um ponto importante: impactar a situação financeira das facções, por meio do ataque direto às chamadas “empresas cinzas”, que atuam de fachada para lavar dinheiro do crime.
Em meio aos quatro meses de atuação do programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas e a apresentação de balanço do trabalho desenvolvido em meio ao período, o secretário destacou um dos segmentos em foco para a continuidade dos esforços.
“Nós estamos atacando várias pontas, principalmente a parte financeira do crime organizado. Isso é o que nós precisamos enfraquecer, não somente as operações na ponta, como as empresas, chamadas empresas cinzas”, declarou na manhã desta segunda-feira (24).
Na sequência, ele explicou que antes mesmo do lançamento do programa, as forças de segurança já estavam empenhadas nesse papel. Como exemplo, o gestor citou a Operação Follow The Money, de março do ano passado, em que 136 ordens judiciais contra envolvidos em lavagem de dinheiro foram cumpridas, ação que culminou no fechamento de uma farmácia na Capital.
“Posso dar o exemplo de uma operação que nasceu no município de Sinop, antes inclusive do Tolerância Zero, ele enfatiza que é uma continuidade, nós já vinhamos fazendo esse trabalho e aí nós intensificamos mais com ele. Essa Operação de Sinop que eu citei, ela fechou uma farmácia em Cuiabá, utilizada para lavar dinheiro”, relembrou.
O programa Tolerância Zero foi lançado em 25 de novembro de 2024, como um pacote de medidas integradas que intensificou as ações das forças de segurança para o combate a todos os tipos de crimes e para proteção e defesa do cidadão de Mato Grosso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.