Cuiabá, domingo, 20/04/2025
12:55:13
Dólar: 5,81
Euro: 6,6
informe o texto

Notícias / Política

25/03/2025 às 07:42

ENVIOU OFÍCIO A EMBAIXADOR DO EUA

Medeiros pede asilo nos EUA para condenadas do 8 de janeiro

O parlamentar contesta a imputação de crimes, como “abolição violenta do Estado Democrático de Direito” e “tentativa de golpe de Estado”, às manifestantes, que, apenas danificaram patrimônio público

Leiagora

Medeiros pede asilo nos EUA para condenadas do 8 de janeiro

Foto: reprodução

O deputado federal José Medeiros (PL) enviou um ofício ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, pedindo asilo político para quatro brasileiras condenadas por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

No documento, Medeiros alega que as condenadas são alvo de abusos por parte do STF, que, segundo ele, persegue críticos das decisões do ministro Alexandre de Moraes e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. O deputado afirma que elas enfrentam “graves questões legais, processuais e fáticas” no Brasil, resultado de uma atuação inconstitucional da Corte.

“Estão rasgando a Constituição. O STF julga casos fora de sua competência e retira dessas pessoas o direito de se defenderem, já que suas decisões não permitem recurso. Esses processos deveriam estar nas mãos de juízes de primeira instância, mas o Supremo insiste em perseguir essa gente", critica Medeiros.

O parlamentar contesta a imputação de crimes, como “abolição violenta do Estado Democrático de Direito” e “tentativa de golpe de Estado”, às manifestantes, que, apenas danificaram patrimônio público.

“Não houve feridos, mortes ou uso de armas de fogo. O que ocorreu foi uma minoria de vândalos depredando patrimônio público, algo que já vimos em movimentos liderados pela esquerda. Agora, querem condenar essas pessoas, atribuindo crimes sem individualizar condutas ou apresentar provas concretas”, analisa.

Medeiros classifica as condenações como perseguição política institucionalizada. “Todos que ousam criticar os abusos do STF ou apoiar o presidente Bolsonaro são perseguidos. Nem os deputados escapam da censura do ministro Alexandre de Moraes, que tiveram suas redes sociais suspensas sem direito a defesa ou contraditório. A perseguição política no Brasil foi institucionalizada", justifica o deputado no pedido de asilo político aos Estados Unidos.

 

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet