Cuiabá, sexta-feira, 14/11/2025
05:35:24
Dólar: 5,3
Euro: 6,15
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

07/04/2025 às 08:33

CONVENÇÃO COLETIVA

Comércio poderá funcionar no feriado de aniversário de Cuiabá

A medida traz obrigações extras para comerciantes que optarem por abrir as lojas no dia, como o pagamento das horas extras

Leiagora

Comércio poderá funcionar no feriado de aniversário de Cuiabá

Foto: Fecomércio

Na próxima terça-feira (8), Cuiabá comemora 306 anos de história. Apesar da data ser considerada feriado municipal, o comércio de rua e shoppings poderá funcionar normalmente, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que envolve o município.

No entanto, a medida traz obrigações extras para comerciantes que optarem por abrir as lojas no dia, como o pagamento das horas trabalhadas em dobro aos funcionários.

A Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT reforça, ainda, que a exigência também se aplica aos trabalhadores que recebem por regime de comissão, ou seja, as vendas devem ser contabilizadas em dobro. O acordo é firmado entre os sindicatos patronais (dos empresários) e o laboral (dos funcionários), com mediação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT).

A abertura das lojas contribui para o faturamento dos negócios, que sempre espera um aumento na movimentação do setor na capital e região, como explica o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior. “A abertura do comércio durante os feriados é boa para todos, para o trabalhador, que pode receber em dobro, para os lojistas, que também podem faturar mais e para o governo, com aumento na arrecadação de impostos”.

Com relação ao funcionalismo público, a assessoria jurídica da Fecomércio-MT salienta que não haverá expediente em órgãos de administração pública do município, assim como nas agências bancárias situadas na capital. 

Em Várzea Grande, apesar de o município contemplar a mesma CCT, o comércio funciona normalmente, sem a necessidade de seguir as exigências observadas na capital do estado, segundo a assessoria jurídica da federação.
Fecomércio
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet