A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu suspender os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Areão, em Cuiabá, que foi completamente tomada pela água da chuva no temporal da última terça-feira (8). A unidade está com a estrutura seriamente comprometida e deverá receber uma reforma completa. Porém, a outra unidade que também havia sofrido graves avarias e foi inundada pela forte chuva, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon, já voltou a funcionar na quarta-feira mesmo.
A princípio, a expectativa da gestão era retomar os atendimentos na UBS do Areão logo após a força-tarefa de limpeza, higienização e dedetização, na quarta-feira. Porém, uma avaliação técnica mais criteriosa chegou à conclusão de que a situação estrutural da unidade é crítica e inviabiliza a reabertura.
Já a UPA do Jardim Leblon retomou os atendimentos às 21h de quarta-feira. A liberação do funcionamento foi possível também graças à força-tarefa realizada pelos servidores da unidade, com o apoio da SMS, para reorganizar a limpeza e garantir a segurança e a qualidade no acolhimento aos pacientes.
A enxurrada havia causado alagamentos e comprometeu a estrutura da UPA, obrigando a interrupção temporária dos atendimentos. Durante a interdição, cerca de 30 pacientes internados foram transferidos para outras unidades da rede municipa e outras UPAs da cidade.