A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou o edital para o Processo Seletivo Específico para Candidatos Quilombolas de Mato Grosso (PROINQ). Ao todo, são 77 vagas a serem preenchidas por candidatos e candidatas quilombolas nos dois semestres letivos de 2025.
As informações estão disponíveis no Portal de Ingresso da UFMT. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da UFMT.
Ao todo são 15 vagas para o Câmpus Universitário do Araguaia (CUA), 45 para o Câmpus Universitário de Cuiabá (CUC), 12 para o Câmpus Universitário de Sinop (CUS) e 5 para o Câmpus Universitário de Várzea Grande (CUVG). O edital também prevê modelos de autodeclaração de quilombola pertencente a comunidade e de declaração de pertencimento étnico. O Coordenador de Administração Escolar, Bruno Carvalho Pinheiro, destaca as expectativa para o preenchimento das vagas por meio do PROINQ. “São expectativas excelentes, pois as oportunidades são para os mais diversos cursos, desde a área de licenciaturas, bacharelados, direito e medicina a Música, Arquitetura, Engenharias, enfim, para todos os gostos e aptidões”, ressalta.
O coordenador explica que o contexto do edital está na construção de estratégias de reparação histórica. “Considerando que o acesso a educação é um direito fundamental de todas as pessoas, prevista em nossa constituição e na declaração Universal dos Direitos Humanos, que o edital foi construído em diálogo com o conselho de ações afirmativas, com o objetivo de garantir acesso a educação de qualidade para a população quilombola, que infelizmente, por muitos séculos, se viu privada deste direito”, relata Bruno Carvalho Pinheiro.
Para o coordenador o edital é parte da interação entre a UFMT e a sociedade. “Este edital é uma reparação histórica a este grupo, levando a sua integração à sociedade, que vai de encontro com à área em consolidação dos direitos humanos por parte da administração da UFMT, cumprindo com eficiência e eficácia o papel da instituição na sociedade”, disse Bruno Carvalho Pinheiro.
Inscrições acontecem para ingresso nos dois períodos letivos de 2025
As inscrições do edital acontecem entre os dias 14 de abril e 5 de maio por meio do Portal de Ingresso da UFMT. É proibida a matrícula de candidato quilombola que esteja cursando graduação em instituição pública de ensino superior ou, ainda, que possua curso de graduação em instituição pública de ensino superior. Para se candidatar é preciso ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula e apresentar a documentação conforme os procedimentos previstos no edital. Os documentos a serem apresentados são Histórico Escolar (frente e verso, se houver), Documento oficial de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
“É o resgate daqueles que estão há muito tempo afastados do banco escolar, da vida acadêmica, pois o ENEM limita a pelo menos ter participado de uma edição nos últimos dez anos. Com o Histórico Escolar de Ensino Médio resgatamos aqueles que mantém o sonho de realizar uma graduação, mas por diversos obstáculos da vida, não possuí condições para se preparar para uma prova como o ENEM”, analisa o Coordenador de Administração Escolar, Bruno Carvalho Pinheiro.
As inscrições serão pelo Portal de Ingresso da UFMT, com a opção por um único curso/câmpus de oferta conforme a lista de cursos disponíveis no edital. Entre os documentos válidos para a análise do histórico escolar do ensino médio estão documentos comprobatórios assinados por diretores e secretários de escola, certificado de conclusão via provão e o certificado de conclusão via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Em caso de desempate serão considerados a idade, o maior número de pontos em língua portuguesa e em matemática. A matrícula online acontece entre os dias 20 e 25 de maio em primeira chamada.
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.