Com a saída de Carlos Bezerra do comando estadual do MDB depois de mais de 30 anos, o partido deve passar por um processo de reformulação ideológica em Mato Grosso. Segundo o deputado estadual Thiago Silva, a legenda caminha para uma guinada à direita, com maior aproximação ao campo conservador e do bolsonarismo. Diante desse cenário, cogita-se nomes como o da deputada estadual Janaína Riva, que surge como favorita para assumir a presidência do diretório estadual.
“O partido está passando por um momento de discussão. Tanto eu como a Janaína, como o Dr. João defendemos que o MDB tenha mais alinhamento com a direita. É isso que estamos construindo com o novo diretório”, afirmou Thiago.
O parlamentar destacou que o MDB segue como uma das maiores forças partidárias do Estado, com diretórios nos 142 municípios, ampla presença de vereadores e prefeitos e foco atual na formação de uma chapa competitiva para a Assembleia Legislativa em 2026.
Sobre a futura presidência do partido, Thiago disse que seu nome está à disposição, mas sinalizou apoio à deputada Janaína, caso se consolide um consenso em torno dela.
“Ela é uma grande liderança, já manifestou o desejo de assumir e, se houver consenso, sem dúvida, apoio o nome dela”, declarou.
Senado e Câmara Federal
O deputado comentou ainda a boa colocação de Janaína em pesquisas internas de intenção de voto para o Senado, apontando que isso reforça o peso político da parlamentar e ajuda o partido a se fortalecer para as próximas eleições.
Questionado sobre uma possível candidatura à Câmara Federal, Thiago disse que esse não é seu foco no momento, mas admitiu que disputar um cargo maior está no horizonte.
“Todo mundo tem esse desejo, até porque você consegue ajudar mais o Estado, mas meu foco atual é a reeleição como deputado estadual.”
A definição da nova direção do MDB em Mato Grosso deve ocorrer até agosto, com a expectativa de que a transição também marque uma nova fase ideológica e eleitoral para a legenda.