Cuiabá, terça-feira, 29/04/2025
23:55:41
Dólar: 5,62
Euro: 6,38
informe o texto

Notícias / Geral

14/04/2025 às 17:51

VIVEU EM JAURU

Vaticano reconhece martírio de padre assassinado em Mato Grosso; beatificação está próxima

Nazareno Lanciotti será beatificado após ter sua morte, motivada por sua luta em defesa dos marginalizados, reconhecida pelo Papa Francisco

Giovanna Baiocco

Vaticano reconhece martírio de padre assassinado em Mato Grosso; beatificação está próxima

Foto: Reprodução

A Igreja Católica reconheceu oficialmente, nesta segunda-feira (14), o martírio do padre italiano Nazareno Lanciotti, missionário assassinado em 2001 na cidade de Jauru, a 424 km de Cuiabá. A decisão, anunciada pela Santa Sé, abre caminho para sua beatificação, concedendo-lhe o título de beato.

Padre Nazareno foi morto em decorrência de sua atuação pastoral e defesa dos pobres e marginalizados. Segundo o Vaticano, ele foi vítima de perseguição por denunciar crimes como tráfico de drogas, exploração infantil e prostituição na região. O reconhecimento de seu martírio foi confirmado pelo Papa Francisco.

Natural de Roma, Lanciotti nasceu em 1940 e chegou ao Brasil em 1971. Durante 30 anos de missão, fundou a Paróquia Nossa Senhora do Pilar e mais de 50 comunidades eclesiais rurais no oeste mato-grossense. Também foi responsável pela criação de escolas, hospital, casa de repouso e seminário, além de liderar o Movimento Sacerdotal Mariano no Brasil.

A notícia foi celebrada por lideranças religiosas e políticas. O padre Wellynthon Oliveira, da Arquidiocese de Cuiabá, destacou que o decreto do martírio era o passo que faltava para a beatificação. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, afirmou que o reconhecimento é uma homenagem à coragem do sacerdote, que “se tornou uma voz firme contra as injustiças em nossa sociedade”.

Padre Nazareno foi brutalmente atacado em 11 de fevereiro de 2001 e faleceu dias depois, aos 61 anos. Seu legado como defensor da fé e dos pobres agora ganha destaque como símbolo de santidade em solo brasileiro.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet