Cuiabá, quarta-feira, 30/04/2025
00:13:43
Dólar: 5,62
Euro: 6,38
informe o texto

Notícias / Política

15/04/2025 às 08:58

CRISE GLOBAL

Em feira de Sinop, Mauro Mendes critica 'tarifaço' de Trump e alerta para inversão de valores entre China e EUA

Governador diz que agronegócio mato-grossense está preparado para enfrentar impactos da guerra comercial

Alline Marques

Em feira de Sinop, Mauro Mendes critica 'tarifaço' de Trump e alerta para inversão de valores entre China e EUA

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Na abertura da Norte Show 2025, feira agropecuária de Sinop (480 km de Cuiabá), o governador Mauro Mendes (União) aproveitou o palco do agronegócio para comentar os efeitos do chamado “tarifaço” do presidente Donald Trump sobre o cenário econômico mundial e os possíveis reflexos para o Brasil. Em tom crítico, na noite desta segunda-feira (14), Mendes alertou para uma “inversão de valores” no panorama geopolítico, ao observar que a China comunista passou a defender o livre comércio, enquanto os Estados Unidos adotam medidas protecionistas.
 

“Estamos vendo um paradoxo. Um país comunista, que é a China, defendendo de maneira muito forte o livre mercado, o multilateralismo e o comércio global. E, do outro lado, um país capitalista, os Estados Unidos, defendendo o fechamento, o unilateralismo, o protecionismo. Isso, há pouco tempo, seria impensável”, afirmou Mendes, no evento realizado em Sinop.
 

O governador avaliou que os impactos das medidas adotadas por Trump, mesmo fora da presidência, ainda provocam perplexidade nos analistas internacionais e devem influenciar os rumos do agronegócio brasileiro. No entanto, defendeu que o setor está bem posicionado para superar as adversidades do mercado externo.
 

“Independente dos desdobramentos dessa crise, dessa guerra tarifária, Mato Grosso e boa parte do agro brasileiro estão preparados. Estamos acostumados a lidar com um dólar alto ou baixo, com preços bons ou ruins, com seca ou chuva. Foi enfrentando essas variáveis que chegamos até aqui”, pontuou.
 

Mendes também celebrou o bom desempenho da segunda safra de grãos no Estado, classificando 2025 como um ano positivo para a economia agrícola, com expectativa de safra recorde, atingindo 101 milhões de toneladas de grãos, segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Graças a Deus e ao tempo, teremos uma boa colheita, o que ajuda a compensar as frustrações do ano anterior”, afirmou.

 

A Norte Show, realizada anualmente, se consolidou como uma das maiores feiras do setor no país e tem papel estratégico na divulgação de novas tecnologias, insumos e oportunidades de mercado. O evento reúne produtores rurais, expositores, autoridades e especialistas, promovendo discussões sobre o presente e o futuro do agro no Brasil.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet