Mato Grosso está em trajetória de expansão industrial e registrou, em março deste ano, um crescimento de 4,1% na produção, na comparação com o mesmo mês de 2024. O resultado supera a média nacional, que ficou em 3,1%, e coloca o estado como o quinto com maior avanço no país. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE e foram compilados pelo Observatório da Indústria do Sistema Fiemt.
O bom desempenho foi impulsionado, principalmente, pela fabricação de produtos químicos, que teve alta de 28,2%, seguida pela fabricação de produtos minerais não metálicos (15,1%), produtos de madeira (6,8%) e alimentos (2,8%).
No ranking nacional, Mato Grosso ficou atrás apenas de Santa Catarina (8,7%), Paraná (6,5%), Pará (6,2%) e Ceará (5,2%).
Para o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, os resultados refletem a força e o dinamismo da indústria local. “Apesar dos desafios enfrentados, como energia, força de trabalho e infraestrutura, esse desempenho positivo sinaliza a força do setor industrial mato-grossense. A Fiemt permanece comprometida em fortalecer a competitividade da indústria, garantindo mais desenvolvimento e oportunidades para Mato Grosso”, afirmou.
Na comparação com fevereiro deste ano, a produção industrial mato-grossense também cresceu, com variação positiva de 0,7%. No cenário nacional, a média foi de 1,2%, com destaque para Amazonas (5,6%), Espírito Santo (4,6%), Pará (4,6%), Rio de Janeiro (4,5%) e Ceará (3,4%).
Já em relação ao mesmo mês do ano passado, março de 2024, Mato Grosso teve crescimento de 0,8% na produção industrial. Nesse comparativo, 11 das 15 regiões pesquisadas apresentaram variação positiva, com destaque para Paraná (15,1%), Santa Catarina (9,3%) e Pará (9,1%).
Os dados reforçam a importância da diversificação industrial e do investimento em setores estratégicos para sustentar o crescimento econômico do estado.
Com informações da Fiemt