Cuiabá, segunda-feira, 16/06/2025
03:33:46
Dólar: 5,57
Euro: 6,44
informe o texto

Notícias / Política

20/05/2025 às 12:05

SEM TRANSPARÊNCIA

Oposição convoca ministro para explicar mudança em regras do ensino à distância e falta de dados sobre educação básica

A falta de divulgação dos dados de alfabetização no Saeb é um dos assuntos que resultou na convocação do ministro da Educação

Leiagora

Oposição convoca ministro para explicar mudança em regras do ensino à distância e falta de dados sobre educação básica

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove, na quarta-feira (21), audiência pública com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Ele foi convidado para prestar esclarecimentos sobre a falta de divulgação de dados da educação básica e mudança nas regras de cursos a distância.

O debate atende a pedido dos deputados Jaziel (PL-CE) e Adriana Ventura (Novo-SP) e será realizado a partir das 10 horas, no plenário 10.

Ensino a distância
Em março de 2025, o Ministério da Educação publicou uma portaria (528/24) prorrogando prazos para a oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelas instituições de ensino superior privadas.

"A medida, embora traga ajustes no cronograma regulatório, levanta questionamentos quanto aos critérios adotados, os impactos sobre a qualidade do ensino e a previsibilidade para as instituições e seus estudantes", afirma Adriana Ventura.

A deputada quer que o ministro preste informações sobre:

os motivos técnicos e jurídicos que levaram à prorrogação dos prazos;
o impacto da medida para as instituições de ensino superior e seus estudantes;
o planejamento do ministério para garantir segurança jurídica e previsibilidade no setor;
o alinhamento da política regulatória com as necessidades do ensino superior e do mercado de trabalho.

"A transparência e a previsibilidade são essenciais para o bom funcionamento do setor educacional, especialmente diante das recentes mudanças regulatórias", afirma Adriana Ventura.

Educação básica

O deputado Jaziel, por sua vez, quer que o ministro fale sobre a falta de divulgação dos dados de alfabetização Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). "A falta dos referidos dados acarreta grave prejuízo à transparência e ao monitoramento da política pública de alfabetização no país", critica o parlamentar.

"A omissão na divulgação dos dados de alfabetização do Saeb representa um grave retrocesso em termos de transparência e controle social das políticas públicas educacionais", reforça Adriana Ventura.

 
Agência Câmara de Notícias
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet