O deputado estadual Thiago Silva (MDB) demonstrou apoio à possível federação entre o Movimento Democrático Brasileiro e o Republicanos, articulada nos bastidores como parte do redesenho partidário de olho nas eleições de 2026. Para o parlamentar, a união das siglas é um movimento natural diante das novas regras eleitorais e da tendência de consolidação de forças políticas.
Segundo Thiago, a base do MDB em Mato Grosso já atua em sintonia com o Republicanos em diversos municípios.
“Sou favorável. Já temos uma militância com base forte em todo o estado. MDB e Republicanos caminharam juntos em diversos municípios nas últimas eleições, como em Rondonópolis”, afirmou. Ele ainda citou o apoio do MDB à reeleição do governador Mauro Mendes (União) e de seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), como sinal dessa proximidade.
Na avaliação do deputado, essa aliança informal pode se consolidar com a federação, formalizando um caminho que já vem sendo trilhado. “A gente já vem caminhando junto nas últimas duas eleições. O MDB apoiou o Republicanos, apoiou o União Brasil, então não vejo dificuldade nenhuma para estarmos juntos novamente nas próximas eleições”, pontuou.
O cenário, no entanto, não é de harmonia plena. Caso a federação se concretize, em tese, Pivetta e a deputada Janaina Riva (MDB) estariam do mesmo lado. Mas a parlamentar rompeu politicamente com o governador Mauro Mendes, que já manifestou publicamente apoio à candidatura de seu vice. A tensão vem gerando burburinhos dentro do União Brasil, que ensaia lançar um nome próprio para disputar o Palácio Paiaguás em 2026.