O Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), ligado à Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, foi agraciado nesta quinta-feira (22) com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A premiação ocorreu em Brasília, durante o Simpósio Nacional da Semana de Mobilização para o Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
O Cetrap foi reconhecido na categoria Boas Práticas no Enfrentamento à Exploração Sexual, por seu trabalho articulado com o poder público e a sociedade civil na prevenção e combate ao tráfico de pessoas no estado. A coordenadora Roberta de Arruda Chica destacou a importância do prêmio como reconhecimento à atuação firme contra crimes que violam direitos fundamentais.
Criado em 2012, o comitê segue o plano de ação da política estadual de enfrentamento, com foco em ações estratégicas e contínuas. A premiação leva o nome da ativista Neide Castanha, referência nacional na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.