A busca por procedimentos estéticos minimamente invasivos está em alta. Mas até onde vai o autocuidado e onde começa o exagero? No episódio deste domingo (1) do Agora Pod, a médica dermatologista Cíntia Procópio fez um alerta sobre os riscos dos excessos e destacou a importância de envelhecer com naturalidade e responsabilidade.
“Hoje, os pacientes querem manter sua essência. O foco não é mudar o rosto, mas gerenciar o envelhecimento com procedimentos discretos e tecnologia. [...] O preenchimento deve ser personalizado. A palavra ‘harmonização’ caiu em descrédito porque virou sinônimo de exagero. Um bom procedimento é aquele que não se percebe”, afirmou.
Segundo a especialista, cabe ao médico orientar e, quando necessário, recusar a intervenção. “Muita gente chega pedindo preenchimento do bigode chinês, mas o problema real é a flacidez. O profissional precisa ter preparo para identificar e orientar corretamente.”
A “desarmonização” facial, que nada mais é do que o movimento de reversão de procedimentos exagerados, também foi tema da entrevista. Conforme a médica, o procedimento está ganhando força. “Muita gente quer desfazer o que foi feito. E quando o produto é ácido hialurônico, ainda é possível reverter. Mas em casos com PMMA, a situação é bem mais delicada.”
O PMMA é um plástico desenvolvido para uso em pacientes com HIV, que têm imunidade mais baixa. De acordo com a profissional, em pessoas saudáveis, pode causar reações como inflamações e infecções. “Esse material pode aderir ao músculo e impedir até outros tratamentos. E o pior: não é removido por enzimas, só por cirurgia, e nem sempre totalmente.”
Cíntia orienta ainda a sempre verificar o registro do médico no site do Conselho Regional de Medicina (CRM) e se ele possui título de especialista (RQE).
“Dermatologista é um médico que passa por seis anos de graduação, três de residência e uma prova de título. Essa formação garante preparo técnico e ético para lidar com procedimentos estéticos com segurança”, concluiu.
Confira o podcast:
O AgoraPod vai ao ar aos domingos, nas segmuintes plataformas de áudio:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.