O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, engrossou o coro de defesa do nome da correligionária, a deputada estadual Janaina Riva, como principal liderança para comandar o MDB em Mato Grosso, além de ser pré-candidata ao Senado em 2026. Ele afirmou que a parlamentar deve assumir a presidência estadual da sigla em agosto e destacou que o partido passa por um processo de renovação e fortalecimento para as próximas eleições.
Em entrevista, Bortolin destacou que há tratativas para fortalecer o MDB com novos nomes, tanto para a chapa estadual quanto federal. “Acredito muito que o MDB vai passar por uma oxigenação”, disse, reforçando que o cenário será apresentado à imprensa nos próximos dias.
Ele também confirmou que há conversas em andamento sobre uma possível federação nacional entre o MDB e os Republicanos. “O próprio presidente Baleia Rossi afirmou, em reunião com Janaina, que esse diálogo tem acontecido de forma madura e que o encaminhamento é para que essa federação se concretize”, afirmou Bortolin.
Sobre o cenário político em Mato Grosso, Bortolin disse que o apoio a Janaína não deve ser interpretado como oposição ao governador Mauro Mendes (União). “Vamos aguardar ela assumir a presidência do partido. A partir daí, teremos mais voz ativa para sentar em qualquer mesa de articulação e negociação”, concluiu.
Veja vídeo