O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB) — que pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em 2026 — afirmou que o seu partido está mais adiantado do que outros nas articulações para as próximas eleições e que as siglas concorrentes têm motivos para estarem preocupadas.
Bortolin, ao lado da próxima presidente do MDB Mato Grosso e pré-candidata ao Senado Federal, Janaina Riva, pretende viajar por dezenas de municípios com o objetivo de fortalecer as bases eleitorais e angariar nomes competitivos para compor as chapas estadual e federal.
“Com certeza, [razão para] preocupação [dos outros partidos] existe, até porque vai faltar espaço. Eu e Janaina devemos viajar mais de 60 municípios este ano, exatamente no sentido de estar conversando com a base, de estar construindo e de trazer gente para o nosso partido”, contou o presidente da AMM à imprensa nessa segunda-feira (9).
Segundo Bortolin, mesmo com as prováveis saídas de nomes importantes do MDB, como os deputados federais Juarez Costa e Emanuelzinho, e o ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, o partido não ficará desfalcado. “Uma coisa eu afirmo, vai ter uma oxigenação inclusive de políticos de outros partidos que vêm disputar dentro do MDB”, garantiu.
Com o cenário de várias federações se formando, o ex-prefeito de Primavera do Leste avaliou que a demora nas articulações e conversas trará prejuízos para vários grupos, como é o caso do União Brasil — que recentemente se aliançou com o Partido Progressistas.
Os deputados estaduais Júlio Campos (União) e Eduardo Botelho (União) há meses vêm alertando o diretório estadual, comandado pelo governador Mauro Mendes (União), sobre a demora nas articulações. Júlio demonstrou preocupação com a “inatividade” da construção das chapas e chegou a dizer que o diretório estava “parado no tempo e no espaço”.
Após pressão por parte do partido — que possui o maior número de prefeituras e deputados estaduais em MT — uma reunião foi marcada para o dia 2 de junho, mas que terminou frustrada sem avanços nas pautas. O diretório informou que uma nova data deve ser marcada ainda neste mês de junho.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.