Cuiabá, quarta-feira, 16/07/2025
13:15:01
Dólar: 5,55
Euro: 6,46
informe o texto

Notícias / Polícia

12/06/2025 às 09:30

FISCALIZAÇÃO DO IPEM

Com a chegada das festas juninas, produtos típicos são 'alvos' de operação

A ação tem intuito de fiscalizar a regularidade dos produtos típicos da época do ano tais como: amendoim, milho de pipoca, milho de canjica, pé de moleque, doce de leite

Leiagora

Com a chegada das festas juninas, produtos típicos são 'alvos' de operação

Foto: Freepik/Imagem Ilustrativa

Com a chegada do período festivo de "arraiás", foi deflagrada a Operação Festas Juninas, com intuito de fiscalizar a regularidade dos produtos típicos da época do ano tais como: amendoim, milho de pipoca, milho de canjica, pé de moleque, doce de leite, doce de abóbora, cocada, massas de bolo de fubá, milho, fubá, tapioca, farinha de cuscuz, charque, entre outros.

A fiscalização é realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de Mato Grosso e são promovidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A ação é executada entre os dias 2 e 17 de junho em todo território nacional. 

Segundo o Ipem, os produtos foram coletados em Cuiabá e Várzea Grande de maneira aleatória para que, posteriormente, seja feita a perícia. No laboratório, é verificado se o quantitativo dos produtos está de acordo com o declarado na embalagem. 

Suziane Marchioretto, agente do Ipem, esclarece que somente após a realização da perícia, que acontecerá após o dia 17 de junho, se tem o resultado sobre a aprovação ou não dos produtos.

“Como são produtos embalados longe da presença do consumidor, no laboratório são realizados ensaios quantitativos. Quando o produto é reprovado, o fabricante é autuado e notificado sobre a irregularidade.”, salientou

A ação visa garantir que o consumidor leve para casa exatamente a quantidade de produto indicada na embalagem, promovendo justiça nas relações de consumo, especialmente em um período de aumento significativo nas vendas. A operação integra o calendário anual de operações especiais do Inmetro.

Caso o consumidor desconfie de alguma irregularidade, uma reclamação/denúncia pode ser registrada através do Fale Cidadão ou através do email: ouvidoria@ipem.mt.gov.br

 
Com assessoria/Sedec-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet