Cuiabá, segunda-feira, 07/07/2025
19:28:17
Dólar: 5,49
Euro: 6,44
informe o texto

Notícias / Política

15/06/2025 às 11:46

MÚLTIPLAS INVESTIGAÇÕES

Vídeo | Sérgio Ricardo analisa como boa alternativa abertura de CPI para investigar consignados na ALMT

A proposta tramita na Casa de Leis e já conta com apoio de parlamentares da base e da oposição

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Vanessa Araujo

Vídeo | Sérgio Ricardo analisa como boa alternativa abertura de CPI para investigar consignados na ALMT

Foto: Assessoria/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, declarou nesta quarta-feira (12) que vê com bons olhos a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar fraudes envolvendo empréstimos consignados contratados por servidores públicos na Assembleia Legislativa (ALMT). A proposta tramita na Casa de Leis e já conta com apoio de parlamentares da base e da oposição.

Sob o comando de uma mesa técnica a fim de discutir junto ao estado, demais órgãos e autoridades, o conselheiro não acredita que uma ação possa substituir outra e sugere que tanto a mesa como a possível comissão especial possam se complementar ao longo dos desdobramentos das investigações.

“Eu entendo que todos os mecanismos são importantes. CPI é um mecanismo importante. A mesa técnica, existindo uma CPI, os resultados da mesa técnica pode ajudar muito a CPI. Eu entendo que todos os agentes, todos os entes precisam trabalhar e estar presentes. E estamos todos”, pontuou Sérgio Ricardo durante entrevista.

Questionado se, na condição de deputado, assinaria o requerimento de instalação da CPI, o conselheiro foi direto: “Não tenha dúvida, assinaria uma CPI sim”.

A fala do presidente do TCE ocorre no momento em que parlamentares da ALMT disputam protagonismo na condução da comissão. O deputado estadual Cláudio Henrique (Republicanos) e o também governista Gilberto Cattani (PL) tentam emplacar seus nomes como presidente da CPI, cuja criação já recebeu aval mínimo de assinaturas. 

A crise dos consignados ganhou força após denúncias de servidores que descobriram empréstimos feitos em seus nomes sem autorização. O governo do Estado instaurou uma força-tarefa com a participação do TCE, do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e da Controladoria Geral do Estado (CGE), mas parte dos parlamentares defende que as investigações independentes na CPI são fundamentais para dar transparência ao caso e responsabilizar os envolvidos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet