Cuiabá, domingo, 13/07/2025
13:28:12
Dólar: 5,56
Euro: 6,5
informe o texto

Notícias / Variedades

13/06/2025 às 13:04

ATENTADO

Helicóptero da Record é alvo de 200 tiros e sindicato notifica empresa

O Sindicato dos Jornalistas do Rio notificou oficialmente a Record TV após um helicóptero da emissora ser alvo de cerca de 200 disparos

Metrópoles

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro notificou oficialmente a Record TV após um helicóptero da emissora ser alvo de cerca de 200 disparos durante uma cobertura aérea na Zona Norte da capital fluminense, no último dia 5. O ataque aconteceu enquanto a equipe sobrevoava o Complexo de Israel, área dominada por facções criminosas. Apesar da gravidade, ninguém se feriu.

A notificação, enviada na terça-feira (10/6), cobra explicações sobre as condições de segurança oferecidas aos jornalistas e técnicos envolvidos nesse tipo de cobertura.Segundo a coordenadora do sindicato, Virginia Berriel, o caso escancara os riscos enfrentados pelos profissionais que atuam em zonas de conflito. “É muito grave colocar cinegrafistas e pilotos nessas situações. Graças a Deus ninguém se feriu, mas poderia ter sido uma tragédia”, afirmou em entrevista ao site NaTelinha.

O sindicato alerta que, além dos helicópteros, a Record também tem utilizado motolinks, cinegrafistas em motocicletas, para captar imagens em regiões perigosas, muitas vezes sozinhos. Para Virginia, a situação descumpre a legislação trabalhista.

“A CLT é clara ao dizer que o trabalhador deve atuar com segurança e saúde no ambiente de trabalho. Essa exposição é inaceitável”, reforçou.

A entidade também vai notificar outras emissoras, como Globo, SBT e Band, para investigar os protocolos de segurança adotados em coberturas semelhantes. Caso as empresas não apresentem respostas ou soluções concretas, o sindicato promete acionar o Ministério Público do Trabalho para cobrar fiscalização permanente nas redações.

Essa não foi a primeira vez que um helicóptero da Record foi atingido. Em 2021, durante uma cobertura na comunidade da Mangueira, também na Zona Norte do Rio, o piloto Darlan Santana foi baleado na panturrilha. Ele se recuperou, e o cinegrafista que o acompanhava saiu ileso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet