O governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), criticou a proposta do governo federal de cobrar 5% de Imposto de Renda (IR) sobre investimentos atualmente isentos do tributo. Na avaliação dele, a gestão do presidente Lula (PT) deveria se inspirar no modelo adotado em Mato Grosso e, em vez de buscar aumento de receita, priorizar a redução de despesas.
“O governo federal, desde o início desta gestão, tem se preocupado muito em aumentar a arrecadação, tentando de todas as formas ampliar a receita. Nós, que estamos governando aqui — e eu ajudo o Mauro [Mendes] desde 2019. Fizemos reformas e, entre as medidas que estavam ao nosso alcance, uma das principais foi cortar despesas”, afirmou.
Segundo Pivetta, enxugar os gastos públicos é uma medida relativamente simples, mas que exige vontade política por parte do governante. Ele também defendeu a redução da carga tributária.
“O povo não aguenta mais imposto. O povo não aguenta mais pagar para os governos e não receber nada em troca”, declarou à imprensa nesta segunda-feira (16).
Veja o vídeo: