Cuiabá, domingo, 13/07/2025
13:29:47
Dólar: 5,56
Euro: 6,5
informe o texto

Notícias / Política

16/06/2025 às 18:41

BRASÍLIA

Coronel Assis pede explicações a Ministério da Fazenda sobre impactos orçamentários da PEC da Segurança

Deputado está preocupado com a falta de informações a partir do governo federal

Leiagora

Coronel Assis pede explicações a Ministério da Fazenda sobre impactos orçamentários da PEC da Segurança

Foto: assessoria

Preocupado com a falta de informações do governo federal na proposta de Emenda à Constituição (PEC 18/2025), que tem sido chamada de a “PEC da Segurança”, o deputado federal Coronel Assis (União-MT) fez um requerimento de informações ao Ministério da Fazenda para que explique quais serão impactos orçamentários caso as mudanças sejam aprovadas. 

O deputado, que é vice-líder da oposição, explica que as modificações propostas na PEC 18 têm impactos diretos sobre órgãos federais e municipais, como a transformação da Polícia Rodoviária Federal em Polícia Viária Federal, com competências ampliadas, e a previsão de que guardas municipais passem a exercer funções de polícia.

Coronel Assis explica que essas mudanças vão gerar custos elevados, tanto para a União quanto para os municípios, em áreas como estrutura organizacional, concursos públicos, remuneração, capacitação e aquisição de equipamentos. 

O alerta do deputado está par ao fato da PEC não apresentar estimativas de impacto orçamentário nem indicar fontes de custeio, o que contraria o art. 167-A da Constituição Federal, que veda a criação ou aumento de despesa sem a correspondente fonte de recursos. 

“É dever do parlamento zelar pela responsabilidade fiscal e pelo equilíbrio das contas públicas. O requerimento de informação é a oportunidade para o Poder Executivo Federal esclarecer os impactos financeiros decorrentes da eventual aprovação da PEC, o que permitirá uma análise mais rigorosa dessa proposta em tramitação e prevenir riscos de inconstitucionalidade material e orçamentária”, defende o deputado Coronel Assis.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet