Cuiabá, quarta-feira, 16/07/2025
14:12:27
Dólar: 5,55
Euro: 6,45
informe o texto

Notícias / Política

18/06/2025 às 09:36

ENGENHARIA ELEITORAL

União Progressista provoca corrida por abrigo em partidos aliados em MT

Temor de quociente alto faz Dilmar defender divisão de candidatos da base de Mauro Mendes

Vanessa Araujo

União Progressista provoca corrida por abrigo em partidos aliados em MT

Foto: ALMT

De olho nas eleições de 2026, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) levantou uma preocupação que tem ganhado espaço nas rodas de conversa política em Mato Grosso. Para o parlamentar, garantir a reeleição de um maior número de deputados estaduais passa por uma engenharia cuidadosa na formação das chapas.

Leia mais - União Progressista nasce gigante, mas já enfrenta rachaduras em Mato Grosso

Dilmar defende uma estratégia política que distribua os principais candidatos entre diferentes legendas alinhadas ao Palácio Paiaguás. O objetivo: evitar que a disputa interna fique tão acirrada a ponto de que deputados com mandatos consolidados fiquem pelo caminho.

Leia mais - Dilmar cobra atuação de Mauro nas articulações do União Brasil para composições proporcionais

“Tem que haver um alinhamento entre as federações partidárias para que a gente dispute em condições de igualdade, com menos deputados em cada chapa. Estamos conversando entre os parlamentares para que não fique todo mundo brigando numa sigla só”, explicou o líder do governo, ao reforçar que a palavra de ordem agora é “reorganizar”.

A proposta de redistribuir os deputados estaduais já eleitos para outras siglas ganhou força após a formalização da federação entre União Brasil e Progressistas. A nova composição, batizada de União Progressistas, acendeu o alerta entre os parlamentares da base. O temor é que a federação resulte em uma “chapa da morte”, com nomes de peso concentrados em um mesmo quadro, elevando o quociente eleitoral a um patamar que torne a reeleição de muitos deles praticamente inviável.

Leia mais - Júlio Campos ironiza esvaziamento e diz que reunião do União foi 'velório sem defunto'
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet