Cuiabá, domingo, 13/07/2025
13:39:58
Dólar: 5,56
Euro: 6,5
informe o texto

Notícias / Política

22/06/2025 às 14:03

CONTRA PROPOSTA

Max Russi critica aumento do fundo partidário com veto derrubado pelo Congresso

Deputado estadual classifica como "absurdo" a decisão que garantiu correção anual pela inflação

Vanessa Araujo

Max Russi critica aumento do fundo partidário com veto derrubado pelo Congresso

Foto: Toko PH

O deputado estadual Max Russi (PSB) se manifestou contra o aumento do fundo partidário. A declaração veio após o Congresso Nacional derrubar, na noite de terça-feira (17), o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Com a decisão, o fundo terá reajuste anual pela inflação. Em 2024, o valor foi de R$ 1,2 bilhão. Para 2025, a previsão é de R$ 1,3 bilhão. Os recursos são destinados apenas aos partidos que atingem a cláusula de barreira, exigência mínima de votos válidos em todo o país.

“Absurdo. Não concordo. Desproporcional isso, nos preocupa o rumo do nosso país em termos de endividamento, em termos de futuro. O aumento do fundão é algo que eu acho que não deveria acontecer”, declarou Max. 

O veto presidencial seguiu orientação dos ministérios da Fazenda e do Planejamento. O governo alegou que a fórmula de correção aprovada pelo Congresso não era compatível com o regime fiscal sustentável. Segundo o Planalto, a medida amplia o fundo partidário e reduz o orçamento de outras áreas da Justiça Eleitoral.

No fim de 2024, o governo chegou a propor que a correção seguisse os limites do novo arcabouço fiscal, com aumento real entre 0,6% e 2,5%. A sugestão foi rejeitada. O Congresso manteve a recomposição integral pela inflação, modelo anterior à adoção do novo regime fiscal. Além do fundo partidário, os partidos recebem recursos do fundo eleitoral, destinado ao custeio das campanhas.

 
(Com informações da Folha de S. Paulo)
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Neto Bottazzo 22/06/2025 às 00:00

    "FUNDO PARTIDÁRIO": DINHEIRO ROUBADO DO POVO PARA ELEGER QUEM ROUBARÁ O POVO. #FIMDOFUNDOPARTIDARIO

 
Sitevip Internet