Cuiabá, quarta-feira, 16/07/2025
13:31:21
Dólar: 5,54
Euro: 6,46
informe o texto

Notícias / Política

18/06/2025 às 15:31

AMPLIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES

Assis garante que policiais penais de carreira assumam direção de unidades prisionais e amplia cursos aceitos

Coronel Assis foi relator do projeto e propôs melhorias que foram aceitas na Comissão de Segurança Pública

Leiagora

Assis garante que policiais penais de carreira assumam direção de unidades prisionais e amplia cursos aceitos

Foto: assessoria

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (17), o parecer favorável ao Projeto de Lei nº 503/2024, que amplia as exigências de formação acadêmica para o cargo de diretor de estabelecimento prisional no Brasil. O relator da matéria foi o deputado federal, Coronel Assis (PL-MT).

O projeto amplia as áreas de formação aceitas, incluindo cursos como Segurança Pública, Gestão Penitenciária e outras áreas correlatas. 

Atualmente, a legislação restringe a exigência a diplomas de Direito, Psicologia, Ciências Sociais, Pedagogia ou Serviço Social.

Durante a tramitação na comissão, o deputado Coronel Assis apresentou um substitutivo ao texto original, com ajustes na redação e ampliação das possibilidades de formação. 

O substitutivo permite que o candidato ao cargo tenha formação em nível de pós-graduação ou de tecnólogo, desde que o curso possua carga horária mínima de 1.605 horas e seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). 

Também serão aceitas formações nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância.

“O objetivo é tornar o processo de escolha dos diretores mais técnico e adequado à realidade do sistema prisional, valorizando o policial penal de carreira e considerando formações que realmente dialoguem com as necessidades da gestão penitenciária”, justificou o deputado Coronel Assis.

O projeto agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ser levado ao plenário da Câmara.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet