Cuiabá, terça-feira, 08/07/2025
20:44:38
Dólar: 5,45
Euro: 6,38
informe o texto

Notícias / Política

18/06/2025 às 16:16

MEDIDA ÁGIL

Vídeo | Abilio faz corpo a corpo na Câmara e se compromete a sancionar flexibilização da Lei do Silêncio nesta quarta

Prefeito foi pessoalmente à Câmara e disse que vai assinar nova legislação antes da meia-noite

Da Redação - Vanessa Araujo / Da Reportagem Local - Helder Douglas

Vídeo | Abilio faz corpo a corpo na Câmara e se compromete a sancionar flexibilização da Lei do Silêncio nesta quarta

Foto: reprodução

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), acompanhou pessoalmente, nesta quarta-feira (18), a votação do projeto de lei que flexibiliza as regras da chamada Lei do Silêncio. O texto, enviado pelo Executivo, foi aprovado por ampla maioria: 24 votos favoráveis.

Leia mais - Câmara de Cuiabá aprova nova 'Lei do Silêncio': veja o que pode e o que não pode

A proposta altera os parâmetros de emissão de ruídos em diferentes horários e locais da capital mato-grossense. Também redefine os critérios de fiscalização e endurece as punições para quem descumprir os novos limites.

Durante a sessão, Abilio prometeu rapidez na sanção. "Se for aprovado hoje na Câmara, eu sanciono até as 22h de hoje. Se demorar um pouquinho, até meia-noite", declarou.

O projeto estabelece limites diferenciados de acordo com a atividade. Festas caseiras, churrascos e som automotivo poderão atingir até 60 decibéis durante o dia, 55 à noite e terão proibição total durante a faixa de silêncio.

Bares, boates e restaurantes, com funcionamento diário, poderão emitir até 75 decibéis de dia, 70 à noite e 60 na faixa de silêncio. Eventos ocasionais ao ar livre terão limite de 85 decibéis, com encerramento até 23h59.

Eventos especiais e culturais com licença prévia terão permissão para operar com até 90 decibéis, sem limitação de horário, desde que os picos de som não sejam contínuos.

O texto também aumenta as penalidades para infrações. As multas variam de R$ 300 a R$ 50 mil. Em casos mais graves, há previsão de apreensão de equipamentos, interdição de atividades e até cassação de alvarás de funcionamento.

   
(Com informações da assessoria)
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet