Cuiabá, segunda-feira, 14/07/2025
14:09:40
Dólar: 5,57
Euro: 6,49
informe o texto

Notícias / Esporte

21/06/2025 às 08:17

FUTEBOL

Fifa 'iguala' títulos de Palmeiras e Fluminense na Copa Rio a antigos Mundiais e explica critério em documento

Entidade optou por equiparar na forma de apresentação todos os torneios intercontinentais já vencidos pelas equipes em ação nos Estados Unidos

ESPN

Fifa 'iguala' títulos de Palmeiras e Fluminense na Copa Rio a antigos Mundiais e explica critério em documento

Foto: reprodução

A Fifa publicou, nesta quarta-feira (18), um relatório oficial sobre o Mundial de Clubes de 2025, no qual introduz o torneio e também os clubes participantes. No documento, a entidade optou por equiparar na forma de apresentação todos os torneios intercontinentais já vencidos pelas equipes em ação nos Estados Unidos.

Os brasileiros Palmeiras e Fluminense, vencedores da Copa Rio de 1951 e 1952, respectivamente, são tratados como “campeões inter-confederação”, com uma conquista cada.

O Real Madrid, por exemplo, que faturou três vezes a antiga Copa Intercontinental, cinco vezes o Mundial que passou a contar com organização da Fifa e também a Copa Intercontinental com a chancela da entidade em 2024, aparece com nove troféus na mesma categoria.

O critério usado pela Fifa para a definição aparece no próprio documento. “Copa inter-confederação: uma competição de copa disputada por clubes de ao menos duas confederações diferentes competindo entre elas”, escreve.

As Copas Rio de 1951 e 52 reuniram representantes tanto da América do Sul, quanto da Europa. O Palmeiras, então campeão Paulista e do Rio São-Paulo da época, venceu final sobre a Juventus, campeã italiana. O Fluminense, então campeão carioca, bateu o Corinthians na decisão.

O Wydad, do Marrocos, que está no grupo do Manchester City na atual edição do Mundial, também aparece com uma conquista do tipo no documento da Fifa, por ter vencido o Campeonato Afro-Asiático de 1993, vencendo, como representante africano, o asiático PAS, do Irã.

Para entender mais sobre a Copa Rio e os critérios da Fifa sobre os diferentes Mundial, até a atual edição nos Estados Unidos, assista ao documentário “Copa Rio, vira-latas e Supermundial”, produção original da ESPN, já disponível no Disney+.

A decisão mais recente da Fifa sobre reconhecer ou não times como campeões mundiais foi tomada em 2017, em reunião de seu conselho, equiparando com esse "título" todos os vencedores da antiga Copa Intercontinental e dos Mundiais organizados pela entidade em 2000 e a partir de 2005.

A ESPN entrou em contato com a Fifa questionando especificamente sobre Palmeiras e Fluminense, se os clubes são reconhecidos como campeões mundiais. A entidade não se manifestou oficialmente, mas reiterou que apenas os títulos englobados na decisão de 2017 são considerados desse nível.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Douglas Gregorio Miguel 22/06/2025 às 00:00

    Pelo bem da verdade, nem a FIFA sabe definir com certeza quem é de fato detentor do título de campeão mundial antes de 2025 (em 2000 ela dá como campeões o Corínthians e o Boca Jrs que venceu o Toyota naquele ano). Ademais, essa fissura por mundial é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Nem na Argentina, nem na Europa é dado esse valor todo que o brasileiro enxerga nesse torneio, visto como um campeonato de segunda linha pouco representativo, pouco competitivo e de baixas premiações. E a FIFA é tão confusa quanto a isso que, vejam... não deu tempo de conferir esse conteúdo que a FIFA deixou no ar por poucas horas, mas quanto à Copa Afro-Asiática, entre os participantes do Supermundial não só o Wydad Casablanca é vencedor, mas também o Al Alhy e o Espérance.

 
Sitevip Internet