Cuiabá, quinta-feira, 17/07/2025
22:06:22
Dólar: 5,55
Euro: 6,44
informe o texto

Notícias / Política

26/06/2025 às 13:24

EXPLICAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo | Raio-x de volta nas UPAs e correção da nota para pagamento por dipirona estão solucionados, diz secretária de Saúde

Alvo de duras críticas e até o pedido de exoneração nesta semana por parte de vereadores, médica Lúcia Helena esclarece que serviços estão sob controle em Cuiabá

Natacha Wogel - Da Redação/ Helder Douglas - Do Local

Vídeo | Raio-x de volta nas UPAs e correção da nota para pagamento por dipirona estão solucionados, diz secretária de Saúde

Foto: Leiagora

Alvo constante de reclamações ao longo desta semana, sobretudo de membros do parlamento municipal, a secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza, foi à Câmara na manhã deste quinta-feira (26) para esclarecer, inclusive na tribuna, que o suposto superfaturamento na compra de dipirona não passou de um erro de digitação em uma nota lançada, que já foi corrigido. Ela também esclareceu os motivos pelos quais os serviços de raio-x nas unidades de pronto-atendimento (UPA) foram suspensos por 12 horas nesta quarta-feira, outro motivo de cobrança.

“Ontem, ele (serviço de raio-X) ficou suspenso por mais ou menos 12 horas. Hoje, já está retomado em todas as UPAs. Os pagamentos foram efetuados de janeiro e fevereiro. Março e abril estão sendo finalizados”, esclareceu a médica. Nesta quarta-feira, começaram a circular na internet vídeos de populares reclamando da falta do serviço. No período noturno, os vereadores Dídimo Vovô (PSB) e Pastor Jefferson (PSD) percorreram as unidades e constataram a fasta de raio-x.

Quanto à compra supostamente superfaturada, a secretária foi taxativa em dizer que já estava esclarecido qual foi o problema. “Houve uma nota feita com a digitação indevida. Isso foi identificado, foi corrigido e, agora sim, os medicamentos poderão ser pagos. Antes disso, não”, pontuou.

Questionada sobre a falta de interação com parlamentares que tentam levar a ela suas demandas, a secretária disse que tem atendido a todos que a procuram e solucionado as demandas apresentadas na medida do possível.

“De minha parte, tenho muita tranquilidade em dizer que todos que me procuraram eu atendi, ouvi e, quando pude, atendi às suas solicitações. Todas as vezes que a Câmara me convocou para estar aqui prestando esclarecimentos e contribuindo de alguma forma para algum anseio de algum vereador, eu me prontifiquei a vir, como estarei aqui novamente amanhã, como estive ontem aqui”, disse, considerando que alguns vereadores de oposição tenham apresentado certa divergência ideológica, o que avaliou como normal.

“Eles têm que zelar pela Saúde, pela condução do município, e a gente está aqui para prestar esclarecimentos”.

Por fim, Lúcia Helena falou dos desafios que espera atingir na Pasta durante o segundo semestre de 2025. “Principalmente, regularizar de maneira definitiva a questão de medicamentos e insumos e fazer as unidades de saúde funcionarem. Como elas devem ser, fazendo a manutenção, reformando o que precisa e colocando para funcionar aquilo que estava parado. Esses são os objetivos do segundo semestre”.


 
Ela também ponderou que todas as mudanças que estão em curso pela atual gestão podem causar desconforto, mas reforçou que tem o apoio de Abilio Brunini (PL) e que, a médio e longo prazo, consiga colocar a Saúde em ordem.  

“Talvez no curto prazo, não, porque mudanças sempre geram desconforto. Mas nós temos vontade de acertar. Temos um prefeito que nos apoia e isso é o mais importante. Desafios a gente tem todos os dias de toda ordem. É enfrentar, vamos lá”. A resposta foi dada na mesma semana em que, inclusive vereadores da base de Abilio, pediram que a gestora deixasse de estar à frente da Secretaria de Saúde.


Leia também - Vídeo | Vereadores demonstram insatisfação com a condução da Saúde e sugerem troca no comando
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet