Os trilhos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) devem chegar ao município de Água Boa, em Mato Grosso, até abril de 2028. A previsão foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) durante audiência pública realizada nessa sexta-feira (28), no Fórum Corredor Logístico Ferroviário e Oportunidades Regionais, na cidade.
A estimativa de investimento é de R$ 2,7 bilhões, com geração de 4,6 mil empregos. Com obras simultâneas em quatro lotes, a ferrovia já tem 240 km em frentes de trabalho e 290 km autorizados para execução. “Estamos com 98,8% de aderência ao cronograma. Nenhum lote será devolvido”, garantiu Fernando Feitosa, gerente de regulação ferroviária da ANTT. A primeira entrega será do trecho entre Mara Rosa e Crixás, em Goiás, prevista para julho de 2026.
A Fico é considerada estratégica para o escoamento da safra do Centro-Oeste, especialmente de soja e milho. No futuro, a linha será estendida até Lucas do Rio Verde, onde se conectará à ferrovia estadual que parte de Rondonópolis, criando um corredor ferroviário que integrará boa parte da produção mato-grossense à Ferrovia Norte-Sul — e, por consequência, aos portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e Paranaguá (PR).
A ferrovia está sendo construída pela mineradora Vale, por meio do mecanismo de investimento cruzado: em troca da renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, a empresa ficou responsável por bancar a obra do trecho entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), com 383 km de extensão.
O projeto original da Fico data de 2010, mas passou por reavaliações técnicas até chegar ao traçado atual, mais otimizado e conectado à malha nacional. As licenças ambientais — mais de 150 — estão sendo providenciadas conforme o avanço das obras, que ocorrem de forma simultânea, sem depender umas das outras.
A expectativa é de que, com a nova ferrovia, o agronegócio mato-grossense ganhe fôlego logístico, reduza custos de transporte e amplie sua competitividade internacional. A promessa, agora, é tirar a produção das rodovias e colocá-la nos trilhos.