O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Cleiton Santana, e a superintendente pedagógica, Majô Cristine Dias, participaram de uma reunião no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) com a equipe do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur) para planejar as ações do Programa de Pacificação nas Escolas em 2025.
A iniciativa promove os Círculos de Construção de Paz como instrumento de mediação de conflitos e fortalecimento da cultura de paz na rede pública de ensino.
Durante o encontro, foram apresentados os avanços do programa no município, que em 2024 realizou cerca de 280 círculos restaurativos, beneficiando aproximadamente 4.200 pessoas, entre alunos, professores, pais e colaboradores escolares.
Para o secretário Cleiton Santana, a proposta fortalece o ambiente educacional: “Falar sobre paz na escola é garantir um espaço seguro para o aprendizado. Nosso objetivo é expandir o programa para outras áreas como projetos sociais e escolinhas de esporte.”
A Justiça Restaurativa do TJMT, sob coordenação da desembargadora Clarice Claudino, já formou mais de 1.600 facilitadores e realizou mais de 4.500 círculos em todo o Estado, alcançando 44 mil pessoas.
O modelo adotado em Várzea Grande está sendo incorporado como política pública, em parceria com o Judiciário, ampliando o impacto positivo nas escolas e na comunidade.
Prefeitura de Várzea Grande