Cuiabá, quinta-feira, 17/07/2025
06:25:13
Dólar: 5,56
Euro: 6,44
informe o texto

Notícias / Política

06/07/2025 às 14:11

REFORMA À FORÇA

Vídeo | Deputado de MT chama de ‘aberração’ aumento de vagas na Câmara e na AL

Tardin critica efeito cascata da decisão e diz que população não aguenta mais bancar aumento de custos

Vanessa Araujo

Vídeo | Deputado de MT chama de ‘aberração’ aumento de vagas na Câmara e na AL

Foto: assessoria

O deputado estadual Fábio Tardin (PSB) engrossou o coro contra a decisão do Congresso Nacional que amplia o número de deputados federais, e, por tabela, também o de parlamentares nas Assembleias Legislativas. Em Mato Grosso, a mudança deve empurrar de 24 para 30 o número de cadeiras na AL. “Aberração”, resumiu o parlamentar.

“Isso é muito ruim. O país que nós estamos vivendo, com tantas dificuldades, população passando necessidade… E querem aumentar deputados federais e estaduais? Já tem deputado para dar e vender. Tava bom demais com 24”, criticou, em tom direto.

A ampliação está prevista a partir de um novo cálculo populacional com base no Censo Demográfico de 2022. A regra constitucional diz que a quantidade de deputados estaduais é proporcional ao número de cadeiras federais, ou seja, toda vez que uma sobe, a outra acompanha.

Para Tardin, no entanto, o Congresso agiu na contramão do que esperava a população. “Infelizmente votaram totalmente errado, contra a vontade popular. A população não aguenta mais pagar custos que não são revertidos em benefício para ela”, disparou.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet