Cuiabá, quinta-feira, 17/07/2025
21:32:42
Dólar: 5,55
Euro: 6,44
informe o texto

Notícias / Judiciário

04/07/2025 às 11:54

CONFLITO FUNDIÁRIO

Assentamento Rio Verde vive incerteza sob ameaça de despejo em Ipiranga do Norte

Projeto da Defensoria Pública mapeia situação de famílias e busca garantir direito à moradia

Leiagora

Assentamento Rio Verde vive incerteza sob ameaça de despejo em Ipiranga do Norte

Foto: Bruno Cidade / Defensoria

O sonho de cultivar a própria terra está ameaçado para mais de 140 famílias que vivem no Assentamento Rio Verde, em Ipiranga do Norte (438 km de Cuiabá). Nesta semana, o Projeto Território de Direitos, da Defensoria Pública de Mato Grosso, esteve na comunidade para aplicar o Sistema de Atendimento Fundiário (SAF) e registrar a realidade de quem vive sob a angústia de uma decisão judicial que determina a desocupação do local.

As famílias produzem arroz, queijo, doces e café para consumo e venda, sustentando-se exclusivamente do que tiram da terra. No entanto, a falta de regularização fundiária e as disputas jurídicas colocam em risco anos de trabalho e investimento. “Essa casa aqui foi construída com as nossas mãos. Essa terra é tudo pra gente”, desabafa Jucinei Delabela, um dos maiores produtores de café da região. A ferramenta SAF pretende oferecer subsídios jurídicos e administrativos para ações de defesa dessas famílias.

Criado com base na decisão do Supremo Tribunal Federal na ADPF 828 — que trata da suspensão de despejos durante a pandemia —, o projeto tem como foco populações em vulnerabilidade extrema. “Fomos criados no mato e ter um pedaço de terra é um sonho. Ter que sair daqui seria como tirar a vida de muitos”, resume Douglas Delabela, presidente da Associação São Aladim, que representa os moradores do assentamento.

 
Com informações da Defensoria Pública
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet