A entrevista com o defensor público André Renato Robelo Rossignolo ao videocast Agora Pod foi o conteúdo mais acessado da semana no Leiagora. Com mais de duas décadas de atuação, o especialista destacou a importância do acesso à justiça gratuita e o papel da Defensoria na garantia dos direitos fundamentais, especialmente de quem não tem condições de pagar por advogados.
Na segunda colocação ficou o Leia Rápido sobre o esvaziamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Cuiabá. A imagem da recepção quase vazia da UPA Morada do Ouro chamou atenção dos leitores.
O terceiro lugar foi ocupado pela cobertura da 28ª edição da Marcha para Jesus, que reuniu milhares de pessoas em caminhada até a Arena Pantanal. O evento foi marcado por manifestações de fé, discursos religiosos e presença de autoridades políticas. Para 2026, a promessa é de que a marcha seja realizada no Parque Novo Mato Grosso.
Quer ficar por dentro do que foi assunto no Leiagora nesta semana? Confira as matérias mais acessadas:
O defensor público do Núcleo de Execução Penal, André Renato Robelo Rossignolo, detalhou a importância do trabalho que desempenha há mais de 20 anos: o de garantir o direito à defesa para aqueles que não têm condições de custear honorários de advogados. Em meio à trajetória, ele relembrou como o Judiciário se transformou ao longo dos anos, destacou vivências de injustiças ao no percurso e detalhou como o advento da audiência de custódia é essencial para a manutenção do sistema prisional.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a defender a reestruturação da saúde pública da capital e compartilhou em suas redes sociais uma imagem ao vivo da UPA Morada do Ouro praticamente vazia. Segundo ele, o cenário é resultado direto das mudanças implantadas desde o início da gestão. “Estamos fazendo uma mudança cultural na saúde de Cuiabá. Essa imagem é ao vivo. Sobre fatos há argumentos”, afirmou.
A 28ª edição da Marcha para Jesus reuniu milhares de fiéis neste sábado (28), em Cuiabá, em um evento marcado por louvor, oração, discursos de fé e presença de autoridades. A concentração começou na Praça 8 de Abril, com o grupo seguindo em caminhada até a Arena Pantanal, onde ocorreram shows e manifestações religiosas. Mas para 2026, a promessa é de que o evento ocorra no Parque Novo Mato Grosso.
Um homem investigado por estuprar a enteada desde os seus 11 anos de idade foi preso pela Polícia Civil nesta segunda-feira (30), em Campos de Júlio (553 km a noroeste de Cuiabá), em ação para cumprimento de mandado judicial. Conforme a polícia, a adolescente de 14 anos chegou a revelar para a mãe os abusos, mas a mulher não acreditou nela e o caso só virou alvo de investigação por intervenção de uma amiga da vítima.
O presidente regional do Partido Liberal (PL), Ananias Filho, afirmou que tem “gastado neurônios” com as articulações para as eleições de 2026. Entre os principais impasses está a disputa por espaço entre grandes nomes que almejam as mesmas vagas, mas se encontram em grupos políticos distintos. Projeto que, segundo ele, “tem que dar certo”, especialmente por envolver os principais protagonistas do cenário estadual: o governador Mauro Mendes (União), o vice Otaviano Pivetta (Republicanos), o senador Wellington Fagundes e o deputado federal José Medeiros, ambos do PL.
O senador Wellington Fagundes (PL) está firme com a pré-campanha ao governo de Mato Grosso. Ele reforçou que candidatura ao Palácio Paiaguás é “natural” dentro do PL, partido ao qual é filiado há 40 anos, desde a fundação. E está tão tranquilo neste espaço, que já traz até propostas para o governo.
O governador Mauro Mendes (União) subiu o tom contra o modelo de execução das emendas impositivas e afirmou que a destinação de recursos públicos por parlamentares tem sido guiada por interesses eleitorais, em detrimento das reais necessidades da população brasileira.
Três pré-candidatos ao governo de Mato Grosso dividiram espaço, na sexta-feira (27), em uma audiência pública sobre a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), em Água Boa (a 765 km de Cuiabá). Wellington Fagundes (PL), Otaviano Pivetta (Republicanos) e Jayme Campos (União) participaram do debate articulado pelo deputado Dr. Eugênio (PSB), que girou em torno das promessas de desenvolvimento com a chegada dos trilhos ao município.
Durante a posse da nova secretária de Governo de Várzea Grande, Andrea Caroline, o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) confirmou que será candidato a deputado estadual nas eleições de 2026.
A morte do integrante do grupo Legendários, Rodrigo Nunes de Oliveira, de 40 anos, no último sábado (28), causou grande comoção entre familiares, amigos e outros participantes. Rodrigo passou mal durante a etapa final de uma atividade promovida pelo movimento e, apesar de ter recebido atendimento médico imediato, não resistiu.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.