Cuiabá, sexta-feira, 11/07/2025
14:40:48
Dólar: 5,54
Euro: 6,48
informe o texto

Notícias / Política

04/07/2025 às 17:59

IMBRÓGLIO FUNDIÁRIO

Vídeo | Abilio defende regularizar uso de área pública por aeroporto e diz que ricos e pobres devem ter o 'mesmo peso e medida'

Prefeito diz que recursos arrecadados de grandes ocupações poderão financiar a legalização de moradias populares

Da Redação - Vanessa Araujo / Da Reportagem Local - Helder Douglas

Vídeo | Abilio defende regularizar uso de área pública por aeroporto e diz que ricos e pobres devem ter o 'mesmo peso e medida'

Foto: Rennan Oliveira

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a regularização fundiária será uma das principais ferramentas de sua gestão para lidar com o avanço de ocupações em áreas públicas da capital, tanto por famílias de baixa renda quanto por grandes empreendimentos. A fala veio após ele citar, de forma direta, o aeroporto particular do Grupo Bom Futuro, que estaria parcialmente instalado em terreno pertencente ao município.

Leia mais - Abilio acusa que aeroporto da Bom Futuro está sobre área do município de Cuiabá

“O nosso desejo é que cada recurso que a gente arrecadar de atividades como essa, das pessoas que têm mais condições, a gente possa aplicar para regularizar aqueles que têm menos condições”, disse o prefeito.

Abilio argumenta que a regularização será aplicada de forma igualitária, independentemente do poder aquisitivo de quem ocupa o terreno. “Existe em Cuiabá rico e pobre ocupando área pública. A regularização fundiária vai se aplicar com o mesmo peso e a mesma medida para todos”, pontuou.

Segundo ele, não é justo permitir que grandes grupos possam legalizar imóveis em áreas públicas enquanto o Estado age com rigor contra famílias em situação vulnerável.

“Não posso prestigiar a pessoa rica fazendo um programa de regularização para ela e, ao pobre, agir com rigor e afastar ele do lugar onde está. O que estamos mostrando é a equidade”, defendeu.

Mesmo com a crítica, o prefeito fez questão de reconhecer a importância estratégica do aeroporto do grupo do agronegócio, que tem forte influência econômica e política no Estado. 

“Aquele aeroporto vai atrair investimentos para Mato Grosso. Pode ser que até o Guns N’ Roses, quando vier ao nosso município, desembarque por lá”, ironizou.

Indagado se a prefeitura removeria o empreendimento da área, Abilio descartou a possibilidade. “Não vamos tirar o aeroporto de lá por estar em área pública. Vamos buscar a regularização e conversar com o Ministério Público sobre as medidas necessárias”.

A estratégia da gestão é simples no discurso, mas ambiciosa na prática: arrecadar recursos a partir da regularização de grandes empreendimentos com maior capacidade financeira e direcionar esse dinheiro para legalizar moradias de famílias em situação vulnerável.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet