Cuiabá, terça-feira, 11/11/2025
18:56:14
Dólar: 5,27
Euro: 6,1
informe o texto

Notícias / Geral

13/09/2025 às 13:05

PRODUTOS E SABERES

Feira selecionada em edital da Secel promove economia criativa dos povos indígenas no Território do Xingu

Segunda ExpoTIX ocorre de 16 a 20 de setembro, no Polo Wawi, que fica na região Leste do Xingu

Leiagora

Feira selecionada em edital da Secel promove economia criativa dos povos indígenas no Território do Xingu

Foto: assessoria

A 2ª Feira e Exposição dos Produtos do Território Indígena do Xingu (ExpoTIX) vai promover o setor de economia criativa dos povos de diferentes regiões do Xingu, de 16 a 20 de setembro. 

Contemplado no edital MT Criativo Feiras de Economia Criativa/Solidária – edição Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o evento será realizado no  Polo Wawi, que fica na região Leste do Xingu, com área incidente no município de Querência (a 755 km da capital).

“Esse projeto ajuda a consolidar o grande potencial da economia criativa dos povos indígenas. É uma satisfação que o edital promovido pela Secel esteja viabilizando esse grande encontro de muitas trocas, saberes e de valorização do conhecimento ancestral e da produção sustentável”, destaca a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura. 

Nesta edição, a ExpoTIX marca também os 30 anos da Associação Terra Indígena Xingu (ATIX), a organização que busca o fortalecimento da cultura, da produção e da autonomia dos 16 povos indígenas da região.

A cerimônia de comemoração será realizada na terça-feira (16), com exposição da história da ATIX, danças e torneio de arco flecha.

O evento prossegue até o próximo sábado (20), com comercialização de artesanatos, produtos da agricultura familiar e alimentos da culinária tradicional, valorizando saberes ancestrais e práticas sustentáveis. 

A programação inclui ainda rodas de conversas sobre economia indígena e valores culturais, danças e cantos tradicionais, desfile e shows artísticos de talentos indígenas locais.

No encerramento haverá um grande Moitará, o ritual de troca que marca a manutenção do equilíbrio econômico e das relações de amizade entre os 16 povos xinguanos.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet