Cuiabá, terça-feira, 11/11/2025
19:47:47
Dólar: 5,27
Euro: 6,1
informe o texto

Notícias / Política

18/09/2025 às 15:03

DÉFICIT HABITACIONAL

Vídeo | Wilson aplaude Abilio por loteamento, mas defende permanência de famílias no Contorno Leste

Deputado aponta que melhor solução, que está sendo viabilizada por emendas parlamentares, é garantir a indenização à família do proprietário e manter moradores

Da Redação - Natacha Wogel/ Do local - Helder Douglas

Vídeo | Wilson aplaude Abilio por loteamento, mas defende permanência de famílias no Contorno Leste

Foto: reprodução

O deputado Wilson Santos (PSD) voltou a defender a manutenção no local das famílias que ocupam áreas no Contorno Leste ao mesmo tempo que parabenizou o prefeito Abilio Brunini (PL) por acatar a sugestão da Câmara Temática da Assembleia Legislativa para construção de um loteamento popular na cidade, com 700 lotes. O deputado, no entanto, disse que esse empreendimento já anunciado pela prefeitura não será destinado aos moradores do Contorno Leste, insistindo que a solução para as famílias é permanecer na área a partir da indenização à família do proprietário.

“E faço apenas uma ressalva: em relação ao pessoal do Contorno Leste, que ele mantenha o pessoal na área de 139 hectares dos descendentes de João Pinto. Já estão lá, já fizeram investimentos, já têm ligação com aquela região. E nós continuamos buscando os recursos financeiros necessários para fazer a indenização correta e devida dos proprietários daquela área”, pediu o deputado.

Segundo Wilson, emendas parlamentares, que chegarão ao montante de R$ 30 milhões, adquiridas não só por meio dos deputados estaduais, mas também com vereadores da Capital e outras lideranças políticas, como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), possibilitarão fazer a indenização para que as famílias fiquem na área.

“Nós estamos trabalhando há meses o dinheiro. Já temos compromisso com inúmeros parlamentares. Esses compromissos perfazem um total de aproximadamente R$ 30 milhões já garantidos em emendas parlamentares”.

O deputado também lembrou que, embora haja uma decisão limiar determinando a retirada das famílias nos próximos dias da região, a disputa pela área ainda não está transitadi em julgado e ele acredita que a decisão possa ser reformada.

“Não há sentença transitado em julgado. Há apenas uma liminar expedida há dois anos. Então, este caso do Contorno Leste não foi apreciado o mérito, apenas a juíza, dentro de sua legitimidade, dentro da sua compreensão expediu uma liminar, mas não houve apreciação do mérito. Essa decisão pode a qualquer momento ser reformada”, ponderou.  

Loteamento
 
O programa Casa Cuiabana, lançado por Abilio, prevê a construção de 700 imóveis, para os quais já existem 74 mil inscrições, o que para o deputado demonstra que ainda será muito incipiente.

“Eu vou propor uma moção de aplausos hoje para o prefeito Abilio Brunini por ter acatado a sugestão desta Casa em fazer um loteamento. Ele lançou o programa Casa Cuiabana, com 700 casas, já existem mais de 74 mil inscrições. Menos de 1% será contemplado. O déficit habitacional em Cuiabá é gigantesco”, disse.

Em razão disso, defendeu a necessidade da busca incessante por recursos, cuja origem independe de cor partidária. “Eu continuarei buscando recursos de emendas parlamentares de minha autoria, de colegas parlamentares, de vereadores da Câmara, do ministro Carlos Fávaro, do senador Jayme Campos (União), do senador Wellington (Fagundes – PL), porque eu entendo desse assunto e sei que a demanda é grande".

"Não é fácil administrar uma explosão de déficit habitacional como há em Cuiabá. Então, nós temos sido parceiro do prefeito e vamos continuar sendo. Nós não vamos nos perder em detalhes. Nós temos como meta atender essa gente humilde que precisa de moradia”, finalizou.

Veja vídeo


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet