O prefeito Abilio Brunini (PL) justificou a presença do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) em evento da Prefeitura de Cuiabá, na tarde desta quarta-feira (24), apenas como a demonstração da parceria institucional entre os dois governos e de amizade entre ambos. Sustentou que não haveria nenhuma conotação eleitoral no ‘palanque’ para recebimento de maquinários destinados à agricultura familiar da Capital, doados pelo Estado, em que estava acompanhado, além de Pivetta, de sua esposa, a vereadora Samantha Iris (PL), cotada para vice na chapa que viria a ser encabeçada pelo vice-governador em 2026.
Quando perguntado se, conforme o desejo dele, estariam juntos no local, no cenário das próximas eleições, o prefeito de Cuiabá, o governador de Mato Grosso e a vice-governadora, Abilio disse que o momento não estava “vocacionado” ao processo eleitoral, mas à parceria.
“Olha, não é assim não. As coisas têm que ser discutidas com tempo. Nós estamos no começo desse processo da discussão política. A nossa parceria com o governo do Estado não é vocacionada em processo eleitoral. Importante deixar claro, não estou me aproximando do governo, ou me aproximando do governador. Pelo contrário, sou amigo do Pivetta desde 2020, desde então a gente conversa, a gente toca um relacionamento”, comentou.
Depois, o prefeito lembrou o ‘vácuo’ de apoio destinado pelo governo do Estado ao município de Cuiabá, em função das rusgas estabelecidas ao longo dos oito anos da gestão de Emanuel Pinheiro (PSD), uma dos maiores adversários políticos do governador Mauro Mendes (União).
“O Pivetta tá ajudando Cuiabá não é porque agora nós temos um projeto político à frente. Não é isso. O governo está ajudando Cuiabá porque agora tem a oportunidade de ajudar. Essa oportunidade foi negada a ele nos últimos oito anos, por falta de um relacionamento que fosse no mínimo institucional. Então, o que tá se voltando aqui não é um projeto eleitoral. E a gente deixa isso bem claro. É um projeto vocacionado a ajudar o município de Cuiabá que muito abriu espaço para o Estado para que ele possa investir no nosso município”, ponderou.
A definição de apoio de Abilio Brunini, fiel integrante do PL, ao grupo que concorrerá ao governo do Estado tem sido motivo de inquietação. Isso porque o principal rival de Pivetta ao posto de governador na disputa do próximo ano deve ser o senador Wellington Fagundes, correligionário de Abilio. Em diversas ocasiões, o prefeito já manifestou sua simpatia pela candidatura de Pivetta. Mais recentemente, no entanto, vem adotando o tom de que nada está definido.
“O senador Wellington Fagundes tem nos ajudado, tem mandado emendas para Cuiabá, tem colaborado com a gente na gestão, e assim como o governador Otaviano Pivetta também. São dois parceiros da nossa gestão. Eu não tô usando de maneira nenhuma como intenção de anular ninguém. Muito pelo contrário, eu respeito o senador Wellington e seu trabalho, assim como eu respeito o vice-governador, o governador Mauro Mendes em toda colaboração que a gente tem. O que vier pro município é bom. O que nós estamos recebendo agora do governo do Estado é maquinário, nós recebemos recentemente algumas escolas, estamos recebendo alguns equipamentos para nos ajudar”, declarou em entrevista na segunda-feira.
Veja vídeo