Cuiabá, terça-feira, 11/11/2025
06:39:24
Dólar: 5,3
Euro: 6,13
informe o texto

Notícias / Polícia

25/09/2025 às 15:08

Operação Romaneio

Vídeo | Subcontratadas, pequenas transportadoras facilitaram desvio de milhões em cargas no interior de MT

O caso é investigado pela Polícia Civil de Mato Grosso, que deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Romaneio, com cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão

Nickolly Vilela

Vídeo | Subcontratadas, pequenas transportadoras facilitaram desvio de milhões em cargas no interior de MT

Foto: Montagem/ Leiagora

Empresas de transporte de pequeno porte, muitas vezes subcontratadas sem fiscalização rigorosa, se tornaram peça central em um esquema de desvio de cargas de fertilizantes que causou um prejuízo de aproximadamente R$ 6 milhões a um grupo empresarial do agronegócio. O caso é investigado pela Polícia Civil de Mato Grosso, que deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Romaneio, com cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão.

De acordo com o delegado Mário Santiago, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), o golpe tinha início quando um grupo empresarial adquiria fertilizantes, que eram descarregados no porto de Paranaguá (PR). Para levar o produto até as fazendas, era contratada uma transportadora maior, que, por sua vez, terceirizava o frete com transportadoras menores.

A fraude começava nesse ponto. Caminhoneiros enviados pelas pequenas empresas buscavam a carga no porto e iniciavam a viagem, mas o destino não era o campo: os fertilizantes eram desviados para receptadores. Para encobrir o sumiço, funcionários ligados às fazendas inseriam dados falsos no sistema, simulando o recebimento da mercadoria.

“O esquema começou aí”, afirma Santiago. “Essas transportadoras subcontratadas direcionavam seus motoristas para o porto, carregavam o produto e partiam, mas ele não chegava ao destino. Era preciso que alguém nas fazendas também participasse, registrando falsamente a entrada da carga”. Ao todo, foram identificadas 47 cargas desviadas. A polícia ainda analisa o material apreendido e deve ouvir investigados e testemunhas nas próximas fases da investigação.

   
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet