O governador Mauro Mendes (União) declarou receber com naturalidade o apoio de lideranças bolsonaristas de Mato Grosso à sua possível candidatura ao Senado em 2026. Na terça-feira (23), prefeitos do PL de algumas das principais cidades do Estado se reuniram com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e reforçaram o apoio a Mauro e ao deputado José Medeiros (PL) na disputa pelas vagas no Senado, sobretudo em rejeição à possibilidade de aliança com o MDB e à candidatura da deputada Janaina Riva (MDB) ao mesmo cargo.
“As articulações políticas acontecem, é natural, faz parte do jogo da política. Eu sempre tive essa característica de, às vezes, fazer movimentos silenciosos, mas eficientes. E eu fico feliz em receber o apoio. Bolsonaro, seguramente, é o maior líder da direita no país”, disse o governador na quinta-feira.
Participaram do encontro os prefeitos de Cuiabá, Abilio Brunini, de Várzea Grande, Flávia Moretti, e de Rondonópolis, Cláudio Ferreira. Também estiveram presentes os deputados federais Rodrigo da Zaeli, José Medeiros e Coronel Fernanda, todos do Partido Liberal.
A articulação foi motivada pelas investidas do senador Wellington Fagundes (PL), que teria apresentado pesquisas a Valdemar nas quais a deputada Janaina Riva (MDB) aparece bem posicionada na disputa ao Senado. A estratégia de Fagundes e Riva busca repetir em Mato Grosso o modelo adotado em São Paulo nas eleições de 2024, quando o MDB recebeu apoio de Bolsonaro e fez composição com o PL.
Abilio tem feito campanha contra a possível aliança, alegando que o MDB estaria tentando aproveitar se aproveitar da “onda bolsonarista” para retomar espaço político no estado.
Veja o vídeo