O governador Mauro Mendes (União) reforçou a importância de mulheres vítimas de violência denunciarem seus agressores e buscarem medidas protetivas como forma de prevenir feminicídios em Mato Grosso. Segundo ele, muitas vítimas deixam de procurar ajuda por medo ou por não terem para onde ir, o que aumenta o risco de que agressões evoluam para crimes mais graves.
Dentro do programa Ser Família Mulher, o governo estadual oferece aluguel social para auxiliar mulheres que precisam deixar o lar, além de ações de qualificação profissional para garantir autonomia financeira e reduzir a dependência dos agressores. “Elas precisam ter uma profissão e buscar uma alternativa de vida, deixando aquela relação muitas vezes perniciosa”, afirmou Mendes.
O governador também destacou a importância do Disque Denúncia 181 e das campanhas de conscientização, apesar das dificuldades em casos de violência doméstica. “As pessoas ainda têm medo. Por isso as campanhas são importantes, para que acreditem na proteção da Justiça e da polícia e, assim, evitem crimes quando ainda nenhuma medida protetiva foi exarada”, concluiu.