Com o pôr do sol de domingo (5) marcando o encerramento das atividades no distrito de São José do Couto, em Campinápolis (513 km de Cuiabá), os parceiros e voluntários da 7ª Expedição Araguaia-Xingu finalizaram mais uma etapa de atendimentos e desmontaram as estruturas do ponto de ação para seguir viagem rumo ao próximo destino.
A próxima parada será Bom Jesus do Araguaia, onde os atendimentos terão início na terça-feira (7).
O juiz José Antonio Bezerra Filho, coordenador da Justiça Comunitária do TJMT e idealizador da expedição, destacou a importância dos parceiros em todos os processos da Expedição.
“Missão cumprida em São José do Couto. Uma honra estar com cada parceiro e equipe que ajudam a trazer dignidade”, celebrou o coordenador, em reunião com a equipe após os atendimentos.
O magistrado ainda destacou a necessidade da organização e da segurança no deslocamento do grupo, que sai em comboio nas primeiras horas desta segunda-feira (6), para o próximo destino desta primeira fase.
“Vamos sair em comboio, conduzidos honrosamente pela Defesa Civil. Seguiremos até Canarana, onde faremos o reabastecimento, e depois para Ribeirão Cascalheira, nosso ponto de parada para o almoço, antes de chegar a Bom Jesus do Araguaia. É fundamental mantermos a calma, a segurança e o cuidado”, reforçou o magistrado.
A expedição, que percorre mais de 800 km pelo Araguaia e Xingu, leva serviços gratuitos de cidadania, saúde, educação e justiça a comunidades ribeirinhas e indígenas de difícil acesso.
Moradora de Campinápolis, Daiana Alves Pereira acompanhou de perto a passagem da equipe e agradeceu a presença do grupo.
“Gostamos bastante e convidamos a retornar mais vezes. Nossa comunidade indígena é grande, com cerca de 8 mil indígenas em Campinápolis. É muito importante esse olhar para nós. Obrigada mais uma vez, sejam todos bem-vindos e façam uma boa viagem”, disse.
A Expedição
A 7ª Expedição Araguaia-Xingu é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Coordenadoria da Justiça Comunitária. Entre os parceiros e instituições participantes estão a Casa Civil, a Proteção e Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), nas áreas de Cultura e Esporte, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do programa Imuniza Mais, e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Também integram o grupo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), o Programa Verde Novo, a Companhia de Polícia Ambiental de Tangará da Serra, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, o Detran-MT, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Judiciária Civil (PJC), o Exército Brasileiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Participam ainda a Defensoria Pública de Mato Grosso, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) do TJMT, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), a Caixa Econômica Federal, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Receita Federal, a Aprosoja, e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
A lista inclui também a Energisa, as Prefeituras de Campinápolis e de Bom Jesus do Araguaia, além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que realizará atendimentos em Bom Jesus do Araguaia.
Da assessoria