Cuiabá, sábado, 15/11/2025
15:06:36
Dólar: 5,3
Euro: 6,13
informe o texto

Notícias / Política

06/10/2025 às 18:59

APÓS VÍDEOCHAMADA

Vídeo | Mendes espera por melhor diálogo de Lula com Trump visando relações de mercado

O chefe do Executivo estadual reforçou a relevância dos EUA para a economia global e, consequentemente, para o Brasil

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Giovanna Baiocco

Vídeo | Mendes espera por melhor diálogo de Lula com Trump visando relações de mercado

Foto: assessoria

O governador Mauro Mendes (União) espera por melhor diálogo por parte do presidente Lula (PT) após o mandatário petista se reunir por videochamada junto ao estadunidense Donald Trump. A conversa aconteceu nesta segunda-feira (6). O chefe do Executivo estadual reforçou a relevância dos Estados Unidos (EUA) para a economia global e, consequentemente, para o Brasil.

Leia tambémPor vídeo, Lula conversa com Trump em meio à crise gerada por tarifaço

Em coletiva de imprensa no fim da tarde, o governador, que vinha criticando a postura do petista após a imposição do “tarifaço” pelo governo norte-americano, avaliou o encontro como um passo importante para a reaproximação entre os mercados.

“Conversar é sempre bom, salutar. Eu espero que o presidente cumpra o seu papel de representar o nosso país, possa estabelecer um diálogo porque, afinal de contas, gostando ou não, os Estados Unidos é a maior economia do planeta e existe uma interdependência econômica entre as economias globais”, frisou.

Desde agosto, produtos brasileiros estão sujeitos a uma tarifa de 50% imposta por Trump. Até então, Lula não havia buscado diálogo para conter os efeitos da medida, o que gerou fortes críticas de políticos de direita.

Durante o encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, em setembro, Trump afirmou ter havido uma “química excelente” com o presidente brasileiro. A partir dali, ficou marcada a reunião que ocorreu nesta segunda.

Os dois conversaram por telefone, em tom amistoso, por cerca de 30 minutos. Lula descreveu o contato como uma oportunidade para restaurar as relações amistosas de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente. Até o momento, porém, não há informações sobre resultados práticos do diálogo.

Veja vídeo

 

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet