Cuiabá, terça-feira, 11/11/2025
18:15:56
Dólar: 5,27
Euro: 6,1
informe o texto

Notícias / Política

10/10/2025 às 08:03

READEQUAÇÕES

Vídeos | Prefeito diz que irá recompor reajuste de insalubridade aumentando valor de Prêmio Saúde

Para viabilizar a medida, será necessária uma alteração na lei que atualmente condiciona a concessão do benefício à autorização de um gestor superior. A nova proposta busca automatizar o processo, priorizando critérios de desempenho e pontualidade

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Helder Douglas

Vídeos | Prefeito diz que irá recompor reajuste de insalubridade aumentando valor de Prêmio Saúde

Foto: Helder Douglas / Leiagora

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que pretende realocar o valor reduzido pela readequação do adicional de insalubridade dos servidores da Saúde em um aumento compensatório no Prêmio Saúde. A proposta, segundo ele, será encaminhada à Câmara Municipal para evitar a diminuição dos salários da categoria.

“Nós estamos buscando uma medida compensatória. Eu não tenho interesse nenhum de baixar os recursos que a pessoa recebe ou diminuir o dinheiro que ela cai na conta. Não tenho interesse disso. Então, nós estamos vendo uma forma de ajustar o Prêmio Saúde para compensar, no Prêmio Saúde, o valor que ela está perdendo na insalubridade”, declarou Brunini.

Leia tambémVídeo | Trabalhadores da Saúde de Cuiabá ameaçam paralisar atividades em protesto contra diminuição da insalubridade

O prefeito foi alvo de críticas após determinar a readequação no pagamento do adicional de insalubridade aos profissionais da Saúde. A medida, conforme explicou, cumpre exigência legal e atende combinado com o Ministério Público Estadual (MPE) previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado após o período de intervenção na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 2023.

Com o novo cálculo, que considera a porcentagem sobre o salário mínimo, e não mais sobre o salário-base, alguns servidores poderão ter redução de até R$ 2,5 mil na remuneração bruta.

Diante desse impacto, Abilio anunciou a compensação via Prêmio Saúde, gratificação de caráter transitório que não se incorpora ao salário e é paga conforme o cumprimento de metas quantitativas e qualitativas, conforme a lei complementar vigente.

Para viabilizar a medida, será necessária uma alteração na lei que atualmente condiciona a concessão do benefício à autorização de um gestor superior. A nova proposta busca automatizar o processo, priorizando critérios de desempenho e pontualidade, que passarão a ser monitorados por tecnologia de reconhecimento facial.

“Eu vou mandar para a Câmara uma lei que ajusta o Prêmio Saúde, que é pela produtividade, que é melhorar a gratificação das pessoas pelo cumprimento de metas, pelo desempenho, e aí a gente vai colocar isso de forma mais automática, não precisando de uma autorização de alguém superior, como hoje é feito”.

“A gente vai focar na pontualidade, mas não assinada no papel, a pontualidade eletrônica. Nós estamos colocando câmeras nas unidades de saúde para o reconhecimento facial dessa identificação de cada uma das pessoas”, completou.

Veja vídeos

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet