Batizada de Operação Flora, uma ação coordenada entre diversas forças de segurança resultou na apreensão de mais de 118 quilos de entorpecentes, na noite desta quinta-feira (9), em Pontes e Lacerda (a 444 km de Cuiabá).
A ofensiva foi deflagrada após informações repassadas à Agência Regional de Inteligência (ARI) darem conta de que três veículos sairiam do município de Pontes e Lacerda transportando drogas, dois atuando como batedores e um carregando o entorpecente. Diante da denúncia, foram montados pontos estratégicos de bloqueio para interceptar os suspeitos.
Durante a ação, os veículos Volkswagen Gol e Fiat/Strada foram abordados pelas equipes. Já o terceiro veículo, uma Volkswagen Saveiro, tentou furar o bloqueio, mas foi interceptado mais à frente por uma equipe da ARI. O condutor do carro abandonou o veículo e fugiu para uma área de mata, juntamente com uma passageira, que também se evadiu a pé.
Na abordagem ao VW/Gol, os militares encontraram no porta-malas uma grande quantidade de droga. Após a pesagem, foi confirmada a apreensão de aproximadamente 118,85 kg de entorpecentes, sendo 102,4 kg de pasta base de cocaína; 10,65 kg de cloridrato de cocaína; 5,8 kg da droga conhecida como “dry”.
Diante da materialidade do crime, os suspeitos receberam voz de prisão e foram informados sobre seus direitos constitucionais, incluindo o direito ao silêncio. Eles, juntamente com os veículos e toda a droga apreendida, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Comodoro para os procedimentos legais.
As buscas pelos foragidos continuam e as investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.