Cuiabá, sábado, 15/11/2025
15:00:56
Dólar: 5,3
Euro: 6,15
informe o texto

Notícias / Geral

10/10/2025 às 15:30

SAÚDE EM ALERTA

Vídeo | Governador reage a caso de sarampo em MT e critica baixa adesão à vacinação: ‘lamentável’

Mauro atribui reintrodução da doença à queda na cobertura vacinal e cobra atuação dos municípios

Da Redação - Leticia Avalos / Da Reportagem Local - Helder Douglas

Vídeo | Governador reage a caso de sarampo em MT e critica baixa adesão à vacinação: ‘lamentável’

Foto: Reprodução/Montagem Leiagora

O governador Mauro Mendes (União) lamentou o caso de sarampo confirmado em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e atribuiu a reintrodução da doença à queda na cobertura vacinal infantil. O paciente é um menino de 9 anos que testou positivo para o vírus e está em isolamento domiciliar. Outros três casos suspeitos seguem em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde.

“É muito lamentável. As pessoas parecem perder um pouco o interesse em vacinar seus filhos. A vacinação é uma responsabilidade dos municípios e também dos pais, que precisam levar seus filhos para se vacinar”, afirmou o governador na quarta-feira (8), durante evento do Ser Família Criança.

Mauro reforçou que, embora o fornecimento e a distribuição das vacinas sejam feitos pelo governo federal e estadual, a execução da imunização depende diretamente das prefeituras e das famílias. “Nós estamos atentos a isso, conversando com a Secretaria [de Saúde], redobrando as campanhas de vacinação. Vamos apertar os municípios, colaborar e divulgar para que as pessoas façam as vacinações”, completou.

O sarampo havia sido considerado erradicado no Brasil pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em 2016, mas o país perdeu o certificado de eliminação em 2019, após sucessivas quedas nas taxas de imunização.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, o menino diagnosticado está assintomático, recebeu alta médica e cumpre isolamento em casa. Além dele, outras três crianças — de 1, 5 e 11 anos — estão sob monitoramento com sintomas compatíveis à doença.

Veja o vídeo:
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet