Até o dia 17 de outubro, escolas de todas as regiões de Mato Grosso participam da Avaliação Somativa do Sistema de Avaliação Educacional de Mato Grosso (Avalia MT), promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). As provas começaram no último dia 6.
A ação mobiliza estudantes das redes estadual e municipais e se consolida como uma das principais ferramentas de monitoramento da aprendizagem e da qualidade da educação pública no estado.
Em 2025, o Avalia MT ganha ainda mais relevância, por estar integrado às metas de desempenho estudantil e aos mecanismos de valorização docente e de investimento educacional.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que mais do que um levantamento em larga escala, o Avalia MT é parte de uma política estruturante que busca fortalecer a aprendizagem e aprimorar a gestão escolar baseada em evidências.
“Os resultados da avaliação permitem compreender o desempenho dos estudantes nas áreas avaliadas, identificar fragilidades pedagógicas e direcionar estratégias de intervenção para a melhoria contínua do processo de ensino”, afirmou.
Alan Porto reforçou que o Avalia MT é um instrumento de diagnóstico, planejamento e tomada de decisão, garantindo que as políticas educacionais do Governo de Mato Grosso estejam fundamentadas em dados reais, e não em percepções.
“O Avalia MT ultrapassa os limites da sala de aula. Fortalece a transparência, estimula o compromisso coletivo e reforça a responsabilidade social da escola com a aprendizagem dos estudantes”, completou.
Impactos diretos
Os resultados obtidos pelos estudantes da rede estadual impactam diretamente a Gratificação por Eficiência e Resultado (GR), que valoriza os profissionais da educação conforme o desempenho coletivo das escolas.
Nas redes municipais, os dados compõem o ICMS Educação, indicador que mede a qualidade do ensino e influencia na distribuição de recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Segundo a Seduc, essa relação entre desempenho e investimento estimula a gestão educacional responsável e o compromisso com a aprendizagem.
“O objetivo é apoiar e reconhecer os municípios que avançam na qualidade do ensino”, reforçou Alan Porto.
Gestão e equidade
O Avalia MT consolida um modelo de avaliação diagnóstica e somativa, permitindo o acompanhamento da evolução dos estudantes ao longo do ano letivo e ao final das etapas de ensino. Com base nos resultados, as escolas podem comparar desempenhos, definir metas e planejar ações pedagógicas mais assertivas.
Os dados também ajudam a reduzir desigualdades educacionais, ao indicar quais escolas e regiões precisam de maior apoio técnico e formação continuada. A partir desses diagnósticos, a Seduc planeja intervenções personalizadas, garantindo que cada estudante, independentemente do município onde estuda, tenha as mesmas oportunidades de aprender.
Para assegurar a lisura, confiabilidade e padronização do processo, a Seduc estruturou uma ampla operação logística. As 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e os 142 municípios contam com equipes de coordenação contratadas pelo CAEd, responsáveis por acompanhar as aplicações e garantir o cumprimento dos protocolos.