Cuiabá, domingo, 16/11/2025
19:58:53
Dólar: 5,3
Euro: 6,13
informe o texto

Notícias / Política

12/10/2025 às 16:38

SAÚDE EM CUIABÁ

Vídeo | Prefeito que vetou atestados pede empatia por pacientes: ‘só procura unidade quem está com dor’

Declaração sobre dor e vulnerabilidade contradiz medidas adotadas por sua própria gestão

Da Redação - Leticia Avalos / Da Reportagem Local - Helder Douglas

Vídeo | Prefeito que vetou atestados pede empatia por pacientes: ‘só procura unidade quem está com dor’

Foto: Rennan Oliveira

Durante a apresentação da conclusão das obras do Centro Médico Infantil (CMI), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), fez um apelo à empatia com os pacientes do município, discurso que soou contraditório em relação a medidas adotadas por sua própria gestão, como a proibição de médicos das UPAs emitirem atestados às segundas-feiras.

Em sua fala, na manhã deste domingo (12), o prefeito declarou: “A pessoa não busca uma unidade de saúde porque ela está a fim de fazer uma visita em um lugar. Ela procura uma unidade de saúde num momento de dor, pânico e tristeza”. A declaração contradiz posicionamentos anteriores do próprio Abilio, que defende a ideia de que parte dos pacientes que procuram as unidades no início da semana, especialmente com sintomas classificados como “verde”, estaria interessada apenas em obter atestados médicos.

“Toda segunda, terça e quarta nós vamos colocar três médicos triagistas. A maioria dessa classificação verde não vai nem ficar aguardando avaliação. Já na triagem, já vai ter o seu encaminhamento apropriado. Também, nós não vamos mais dar atestado para quem é classificação verde, não tem sintoma de nada, não tem nada”, declarou o prefeito em outra ocasião.

Em abril, Abilio chegou a comemorar a queda de 30% na procura por atendimento nas UPAs, o que considerou uma vitória contra os pacientes que, segundo ele, buscavam apenas uma justificativa para não ir trabalhar.

A nova declaração, ao destacar a dor e a vulnerabilidade dos pacientes, inevitavelmente gerou questionamentos por destoar do discurso anterior do prefeito. O episódio reacende o debate sobre o atendimento básico na Capital e a forma como a administração municipal tem lidado com a comunicação e as políticas voltadas à saúde.

Veja o vídeo:
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet