Cuiabá, domingo, 16/11/2025
20:24:49
Dólar: 5,3
Euro: 6,13
informe o texto

Notícias / Política

15/10/2025 às 09:27

RECUPERAÇÃO FISCAL

Prefeito tenta melhorar nota fiscal de Cuiabá e quer leiloar dívidas antigas

O prefeito apresentou à Câmara de Cuiabá um plano que busca restabelecer a capacidade de investimento da administração municipal

Alline Marques

Prefeito tenta melhorar nota fiscal de Cuiabá e quer leiloar dívidas antigas

Foto: Emanoele Daiane

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), encaminhou à Câmara Municipal um conjunto de projetos de lei que compõem o Plano de Recuperação Fiscal de Cuiabá, elaborado com o objetivo de reestruturar as contas públicas e restabelecer a capacidade de investimento da Prefeitura nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana, habitação e assistência social.

Entre as propostas está o pedido de autorização legislativa para que o município possa aderir ao Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal (PAF), da Secretaria do Tesouro Nacional, e ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal.

A adesão ao PAF permitirá que Cuiabá volte a ter acesso a empréstimos com juros menores, já que, ao integrar o programa, o município pode contar com o Governo Federal como avalista. Atualmente, porém, Cuiabá possui nota “C” na classificação do Tesouro Nacional — o que eleva o custo de financiamentos junto a bancos públicos e privados. A meta da gestão é alcançar nota “B”, requisito mínimo para participar do programa.

Leilão de dívidas antigas

Outro projeto de lei prevê a renegociação de débitos de anos anteriores, que poderão ser parcelados em até 84 vezes. O pagamento será feito por meio de leilões de dívidas, nos quais os credores poderão oferecer descontos maiores para receber com prioridade.

Esse mecanismo, autorizado pelo Código Civil, é utilizado por administrações públicas como forma de reduzir o passivo financeiro e garantir maior transparência e eficiência na quitação de dívidas herdadas.

Tramitação na Câmara

Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as propostas serão inicialmente analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária. Após emissão dos pareceres, os projetos seguirão para votação em plenário, com decisão final dos 27 vereadores de Cuiabá.

Com informações da Prefeitura de Cuiabá 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet