Cuiabá, domingo, 16/11/2025
20:17:53
Dólar: 5,3
Euro: 6,13
informe o texto

Notícias / Política

04/11/2025 às 17:08

PREFEITA EM EXERCÍCIO

Vídeo | Vânia admite diferença entre gestões, mas frisa atuação segundo orientações de Abilio

A coronel destacou que recebeu, sim, autonomia e que até o momento não precisou recorrer a telefonemas com Abilio

Do local: Leticia Avalos / Da redação: Ana Victória Almeida

Vídeo | Vânia admite diferença entre gestões, mas frisa atuação segundo orientações de Abilio

Foto: reprodução

A prefeita em exercício de Cuiabá, Coronel Vânia Rosa (Novo), afirmou que tem tido autonomia para comandar a prefeitura da capital em meio à viagem do prefeito Abilio Brunini (PL), porém está sob o crivo de todas as orientações deixadas pelo liberal.

Ao ser questionada sobre a administração da cidade, ela admitiu que atua de forma diferente de Abilio, mas que está seguindo as instruções deixadas por ele.


“Tem um pouquinho de diferença. São nove dias úteis que a gente tem para administrar, mas são administrações diferentes. Administrar é bastante complexo e diverso. Então tem bastante diferença, sim, mas eu estou acolhendo aquilo que ele deixou. Sem tentar deixar celeuma maior para a gestão, agorinha ele está aí de volta”, declarou.

Logo em seguida, a prefeita também afirmou que tem tido autonomia em meio à ausência do titular do cargo desde sua partida em viagem onde passou pelos Emirados Árabes e China. A previsão é de Brunini retorne a Cuiabá em 10 de novembro. Ela informou que brincadeira de Abilio, afirmando que "voltaria" está ligada ao compromisso dele com sua função.

“Sim, eu tenho tido [autonomia]. Eu acredito que isso seja mais uma preocupação do compromisso que ele tem pela gestão dele. É um secretariado feito por ele, é uma gestão que foi formada por ele e eu estou apenas assegurando isso”, declarou.

Ela também destacou que até o momento preferiu e não viu a necessidade de ligar para o mandatário para tirar dúvidas.
 

Dentre a atuação nesses dias, Vânia sancionou, com efeitos a partir de 1º de outubro deste ano, a lei aprovada pelos vereadores que autoriza um reajuste de R$100 no prêmio saúde dos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias de Cuiabá.

Águas passadas


Apesar das declarações de harmonia entre ambos, no segundo semestre desde ano a relação entre prefeito e vice ficou estremecida. O clima ficou ruim desde a exoneração de Vânia da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em agosto, e se agravou após a vistoria de Abilio na pasta, episódio que chegou a gerar registro policial.

Já em setembro, após longo período isolada, Vânia havia convocado uma coletiva para apresentar seus objetivos na vice-prefeitura. Entre as funções propostas estava a articulação com o Estado e até com o governo federal, o que, ao que tudo indica, desagradou Brunini.

Logo na sequência o prefeito publicou decreto que limitou as ações de Vânia Rosa como representante do município.
A normativa, o Decreto nº 11.310/2025, determina que apenas ele poderá representar Cuiabá em tratativas com os governos estadual e federal.



 

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet