A primeira-dama Virgínia Mendes (União) defendeu que mais mulheres “sérias” ocupem posição de poder em cargos políticos para que de fato possam trabalhar em benefício à população. Ela ainda pontuou a necessidade de que nomes femininos tenham também um passado limpo, “sem manchas”.
“Mulheres sérias, com passado limpo, eu acredito que sim. Sem manchas no passado, para poder realmente trabalhar para o povo”, declarou em entrevista à imprensa na manhã de sexta-feira (7).
A fala pode ser interpretada como crítica direta à deputada Janaina Riva (MDB), principal rival do marido de Virgínia, o governador Mauro Mendes (União), na disputa pelo Senado em 2026. Riva, que integrava a base governista na AL, rompeu com o grupo em 2024.
Com “passado sujo”, a primeira-dama alfineta os escândalos políticos em torno do ex-presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), José Riva, que chegou a ser condenado a 26 anos de prisão por crimes de desvio de dinheiro do parlamento entre os anos de 2005 e 2007. Ele que é pai da deputada que pleiteia vaga no Congresso e que atualmente está em regime semiaberto.
Recentemente, a parlamentar foi alvo de exposição e importunação sexual cometida por servidor do município de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) por meio de grupo de mensagens. A deputada chegou a registrar um boletim de ocorrência e fez um desabafo nas redes sobre violência política de gênero.
Sobre o episódio, Virginia disse que não tinha conhecimento, mas declarou que “sempre tem” aqueles que tentam descredibilizar mulheres que ocupam posições de poder.
A primeira-dama também é cotada para encarar disputa no ano que vem para a vaga de deputada federal. Mas até o momento ainda não definiu se de fato estará no pelito.
Veja vídeo