Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
23:33:12
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

02/07/2018 às 13:00

Ligações para o Centro de Valorização da Vida são gratuita em todo o país

Redação Leiagora

A partir do último domingo (1º de julho) as ligações para o Centro de Valorização da Vida, cujo objetivo é evitar o suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o Brasil. Os últimos estados a disponibilizarem o serviço foram Bahia, Maranhão, Pará e Paraná. Em Mato Grosso a gratuidade já estava disponível para a população desde 9 de dezembro de 2017.

O CVV foi fundado em São Paulo em 1962. Seu objetivo é evitar o suicídio, oferecendo um canal de comunicação entre voluntários treinados e pessoas que precisam de uma apoio emocional. É possível entrar em contato com o Centro pelo telefone 188, por chat online ou por email. A conversa e o atendimento são sigilosos.

A gratuidade das ligações foi possível graças a uma parceria do CVV com o Ministério da Saúde. O serviço gratuito começou a ser disponibilizado em 2015, no Rio Grande do Sul. Ao observar o sucesso e o aumento no número de atendimentos, a iniciativa passou a ser estendida para outros estados. Anteriormente o atendimento era feito através do número 141, porém a ligação era cobrada.

O CVV faz cerca de 2 milhões de atendimentos anuais. Também é possível encontrar apoio presencialmente em uma das 89 unidades do Centro espalhadas no país. Em Mato Grosso, a unidade no CVV fica em Cuiabá, na Rua Comandante Costa 296.

Imagem destacada: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por Bárbara Muller

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet