Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
10:55:00
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

07/07/2018 às 07:00

Aplicativo mostra situação de abastecimento de água e serviço de esgoto no Brasil

Redação Leiagora

[caption id="attachment_23013" align="alignleft" width="181"]Captura de tela do aplicativo. Visão nacional sobre os esgotos Captura de tela do aplicativo.[/caption]

Um aplicativo desenvolvido pela  Agência Nacional de Águas (ANA) disponibiliza informações sobre a situação do abastecimento de água potável e do serviço de esgoto em todo o país. O aplicativo, nomeado Atlas Água e Esgotos, pode ser baixado gratuitamente em celulares com sistema Android e iOS.

Através do programa o usuário pode ter a ?Visão nacional? ou mesmo acompanhar a situação do seu município. O aplicativo também informa se há necessidade de investimento em infraestrutura para garantir o fornecimento de água potável no futuro. De acordo com o diretor de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Marcelo Cruz, com o acesso às informações, a população pode tomar conhecimento de onde vem a água que consome, além de poder reivindicar melhorias na rede de água e esgoto.

As informações sobre abastecimento urbano e esgotos serão atualizados conforme novos estudos sejam feito pela ANA. Já o nível dos reservatórios é monitorado em tempo real por meio do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR). A Agência também monitora a situação dos reservatórios nordestinos e da seca na região, disponibilizando essas informações em dois aplicativos: o  Hidro NE e o Monitor de Águas.

Imagem destacada:  Estação de Tratamento de Esgoto em Santo Antonio do Aracanguá. Disponível em Wikimedia Commons.

Por Bárbara Muller com informações da assessoria do Ministério do Meio Ambiente.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet